TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 5 Projeto Multidisciplinar III

Dissertações: Aula 5 Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  2.552 Visualizações

Página 1 de 5

O que avaliar? Essa questão é de fundamental relevância no trabalho pedagógico. Que resposta podemos considerar ao trabalhar com projetos?

Escolher uma resposta.

a. O domínio dos conteúdos do currículo definido pela escola e que são ministrados nas aulas expositivas ou mesmo nos trabalhos realizados em grupo.

b. As diversas aprendizagens dos alunos nas várias disciplinas do curso que, somadas, vão compor um projeto.

c. O desempenho do aluno frente a um novo conteúdo que precisa ser aprendido a partir de provas e testes ao longo de todo o processo, não apenas ao final de um período.

d. As sucessivas aprendizagens dos alunos, tanto individualmente quanto de forma coletiva, após a transmissão dos conteúdos pelo professor e até mesmo por pessoas da comunidade educativa.

e. Tanto o objeto a ser avaliado – que compõe o currículo – como a apropriação dos alunos a partir da interação com tal objeto e com as pessoas ao longo do desenvolvimento do projeto. Correto

Resposta correta: Tanto o objeto a ser avaliado – que compõe o currículo – como a apropriação dos alunos a partir da interação com tal objeto e com as pessoas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, já que os alunos aprendem sobre o objeto do currículo, através inclusive de diferentes interações com as pessoas durante a realização de um projeto.

Question 2

Ads by websave. More Info | Hide These Ads

Uma das grandes vantagens ao se trabalhar com projetos é a oportunidade de propiciar diversas situações diferenciadas para o desenvolvimento de múltiplas capacidades no aluno, tais como competências, habilidades, padrões mentais, as inteligências múltiplas, dentre outras. Por isso, a avaliação deve ser:

Escolher uma resposta.

a. Basicamente formativa, com instrumentos diferenciados para mensuração da aprendizagem.

b. Apoiada na avaliação somativa, pois o aluno vai adquirindo e somando uma série de aprendizagens enquanto desenvolve um projeto.

c. Essencialmente usada como instrumento para mensurar quanto o aluno aprendeu sobre algumas competências, tais como expressão verbal e corporal, criatividade, liderança, relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, dentre outras.

d. Apoiada mais na perspectiva qualitativa, usando como referência como o aluno se apresentava antes do projeto, durante o seu transcorrer e ao finalizá-lo. Correto

e. Fundamentada basicamente no aspecto quantitativo, com questões de múltipla escolha aplicadas em provas ao longo do ano letivo.

Resposta correta: Apoiada mais na perspectiva qualitativa, usando como referência como o aluno se apresentava antes do projeto, durante o seu transcorrer e ao finalizá-lo.

Comentário resposta correta: Certo, esta é a resposta! O professor, durante o processo avaliativo, precisa considerar os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno, analisando-o ao longo de todo o trabalho desenvolvido.

Question 3

Leia essa tirinha:

Fonte: Adão - Folhinha, 11/01/2003

O professor-avaliador precisa considerar em sua avaliação:

Escolher uma resposta.

a. Que os alunos partem de ponto comum, seguindo em direção a uma aprendizagem dos conteúdos de que devem se apropriar com a máxima igualdade possível.

b. Que seu estágio de desenvolvimento é a medida padrão considerada na mensuração das habilidades e competências do aluno.

c. A particularidade do outro, suas competências, seu referencial, como se relaciona com o objeto do conhecimento e com as demais pessoas. Correto

d. A sua própria experiência, suas habilidades e possibilidades para, a partir daí, mensurar o outro.

e. Que todos possuem as mesmas metas a serem atingidas, com o mesmo grau de domínio.

Resposta correta: A particularidade do outro, suas competências, seu referencial, como se relaciona com o objeto do conhecimento e com as demais pessoas.

Comentário resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! Um avaliador precisa sempre considerar o referencial do outro, as suas características e possibilidades.

Question 4

Ads by websave. More Info | Hide These Ads

Avaliar não é tarefa fácil, exatamente por seu alto nível de subjetividade. Isso significa que:

Escolher uma resposta.

a. Com muito empenho, o professor pode se livrar da subjetividade e avaliar de forma totalmente isenta.

b. Ao conhecer melhor os alunos, o professor poderá estabelecer um padrão comum para todos atingirem, desconsiderando a subjetividade.

c. Se o professor tiver claros quais aspectos deseja avaliar, o processo será justo.

d. A subjetividade sempre fará parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com