TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Monografias: Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

FÁTIMA SUELI T. MOURA RA: 2342455255.

KATIANE G. DOS SANTOS RA: 2619482046.

ROSILENE ZAGO DE SOUZA RA: 2618479354

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III” ministrada pela Professora EAD Maria Clotilde Pires Bastos, sob orientação do professor-tutor a distância Tatiana H.Borges.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERPE

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3

2- RESENHA CRITICA......................................................................................... 4

3 - SINTESE: PROJETO EDUCATIVO E SUAS RELEVÂNCIAS NA EDUCAÇÃO......................................................................................................... 5

4-JUSTIFICATIVA DO TEMA............................................................................ 6

5-PROJETO PEDAGÓGICO............................................................................... 7

6-RECURSOS DIDÁTICOS ULTILIZADOSNO PROJETO............................. 9

7-AVALIAÇÃO DO PROJETO........................................................................... 11

8-CONSIDERAÇÃO FINAL............................................................................... 13

9-REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS................................................................ 14

2- INTRODUÇÃO

O trabalho por nós elaborado, têm como foco o desafio e a oportunidade do planejamento do projeto educativo em espaços para além do formal, fortalecendo o aprendizado e contribuindo a desenvolver e criar projetos para educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Termos a oportunidade de conhecer como diligenciar com esses espaços, levando-nos a compreender que a educação pode ser compreendida muito além das dimensões curriculares e de aprendizagem das diferentes fases do desenvolvimento humano e em vários níveis de modalidade do processo educativo. Vivenciarmos de maneiras diferentes ao concluir as etapas proposta neste desafio.

Etapa 1

RESENHA CRITICA:

Os textos nos trazem, reflexões e uma das temáticas é que a informática na escola é uma aliada do professor e não uma rival, sendo que dos docentes atualizados, pois os mais antigos não sabem como lidar com a tecnologia a acabam por repudiar a internet e a informática, os taxando de coisas sem importância e utilidade.

Os autores dos livros nos deixam bem claro no que a informática pode nos ajudar na aprendizagem dos alunos, até mesmo transformar uma aula entediante em uma aula construtiva.

Aquelas aulas entediantes sem nenhuns conexos, passa haver a interdisciplinaridade, ou seja, as disciplinas devem trabalhar juntas com igual teor, pois assim as aulas ficam mais animadas e não precisamos chamá-las de prisão curricular, o docente como incentivador deve também ser inovador, deve tornar a aula mais proveitosa e interessante através da informática.

A temática mais tocante dos textos é de aprender fazendo projetos, ou seja, deixar de lado o que os docentes fazem por vários anos, trabalhos em que os alunos pesquisam em livros, transcrevem para folha, dá um ponto de vista e depois faz uma capa bonita e entrega ao professor e ganha dez, o professor tem que dar mais, que isso tem que ser criativo, começar trabalhar com projetos no mesmo padrão acadêmico, desenvolver esse lado criativo do aluno e estimulá-lo desde o inicio, para que mais tarde possa se tornar um pesquisador.

Como educadores precisamos estar preparados para criar a nossa prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a intencionalidade pedagógica. Devemos estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e o que os objetivos devem ser atingidos.

O projeto se constrói a parti de uma identificação de um problema que possa estar ocorrendo na sociedade ou até mesmo na escola, depois as disciplinas ou turmas reunidas levantam hipóteses e soluções para o determinado problema, logo em seguida faz-se um mapeamento do aporte cientifico necessário, para se trabalhar um projeto o ideal é que se trabalhe em parceiros onde é mais fácil a comunicação entre eles havendo sempre uma pessoa orientando esses alunos no que eles precisarem.

É fundamental que os jovens trabalhem esse projeto dentro e fora da escola, que debatam e construam novas idéias, a partir dos debates realizados sendo que os projetos sejam trabalhados no companheirismo, na criatividade, na pesquisa e muita força de vontade tudo que o jovem tem para dar e vender e através do compromisso que os alunos fazem entre si pode-se construir projetos muitos prazerosos.

Sínteses:

Sobre conceitos de Projeto Educativo e sua relevâncias em educação

O projeto uma nova cultura de aprendizagem é uma forma de educação que envolve o aluno, professor, e os recursos como tecnologia, e todas as interações que se tem nesse ambiente. Este ambiente é tido para alcançar a interação entre todos os seus elementos, dando autonomia aos alunos e construindo o conhecimento nas áreas do saber, por meio de busca da informação para compreensão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com