TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Ensaios: Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 10

Polo: Caruaru -PE ( 7255 )

Curso: Pedagogia 5º Período 2014

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Tutora Presencial: Ana Márcia da Costa Silva

Tutora à distância Professora Mestre:Gilse T. Lazzari Perosa

Equipe: Geane Borba Campos dos Santos RA: 376021

Joseilma Luzinete Rodrigues da Silva RA:403375

Laudjane da Silva Ferreira RA:384721

Luzimar Leal dos Santos RA:403376

Marcilene Eugênia de Carvalho RA:381636

Caruaru, 07 de Maio de 2014

Introdução

Ao longo deste trabalho, iremos apresentar assuntos referentes à disciplina de Projeto Multidisciplinar III, como o significado e importância de um projeto educativo, o auxílio da utilização da tecnologia que vem se destacando cada vez mais na educação, já que os alunos da escola se encontram muitas vezes com uma grande falta de interesse, a tecnologia serve de estímulo para a aprendizagem, ela é algo diferente e novo para as crianças, isso acaba chamando a atenção delas.

Depois iremos apresentar o projeto: Um pouco sobre Cultura Pernambucana que foi elaborado para o 5º ano do Ensino Fundamental, ele traz a oportunidade de o professor trabalhar subtemas importantes e interessantes sobre a nossa Cultura Pernambucana.O nosso estado é destacado por uma diversidade cultural, a população vem passando a cultura de geração para geração.

A mistura de povos que por aqui passaram como os índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos entre outros tiveram sua contribuição para a formação cultural que existe até hoje. Em seguida mostraremos os recursos a serem utilizados durante o desenvolvimento do projeto, e um quadro na tabela com informações sobre área e conteúdo que seram abordados tendo por objetivo desenvolver habilidades relacionadas a aprendizagem do educando.

Projetos

Como se encontra atualmente a sociedade em relação ao conhecimento e a tecnologia, compreende-se a necessidade da melhora na aprendizagem adquirida pelos alunos na escola. Isso quer dizer deve-se repensar as maneiras de trabalhar na educação, buscando novas estratégias com criatividade, nas quais tenha interação entre educando e educador.

Devendo, então ocorrer em todas as áreas, voltando para a tentativa de desenvolver as competências e habilidades, através da realização de projetos que tenham ideias e conceitos coerentes ao objetivo. A tecnologia é uma auxiliar importante, com sua utilização no processo de explanação e compreensão do conhecimento se consegue melhores resultados nos alunos. Como exemplo de recursos pedagógicos podemos citar o vídeo, a internet, o computador. O recurso da internet dispõe de uma grande variedade de sites de busca, que facilitam e servem de incentivo para obter informações e dados.

É muito importante que o professor tenha contato e conhecimentos com os novos meios de comunicação e recursos pedagógicos, os quais proporcionam a troca de ideias entre pessoas diferentes e orientação para enriquecer a aprendizagem do aluno. No paradigma educacional o trabalho realizado por projetos possui características da flexibilidade no planejamento. Um projeto deve ser elaborado como uma organização aberta, na qual alunos e professores falam suas opiniões, ideias em relação ao assunto tratado envolvendo várias áreas de conhecimento. O professor precisa fazer a mediação pedagógica e propiciar a difusão de conceitos sociais, valores e crenças que existem entre as pessoas. A origem da palavra projeto deriva do latim projectus, que significa algo lançado para a frente. Na Pedagogia de Projetos deve haver a possibilidade de o educando aprender fazendo e de reconhecer o que foi elaborado por ele próprio.

Através dos estudos de Piaget, sabe-se que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais. Esta visão deu origem às teorias sociointeracionistas, criadas por Freire (1970), Vygotsky (1991), Wallon (1989), e que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e das pessoas. Para Piaget a criança pode fazer uma tarefa, mas não compreender o que foi feito, para ele compreender é uma tomada de consciência. Paulo Freire, sugere que se desenvolva projetos educacionais como uma forma de estratégia pedagógica para despertar no aluno o interesse de estudar, com uma aprendizagem contextualizada.

Para se construir um projeto deve-se levar em consideração alguns pontos básicos como a identificação de um problema, levantamento de hipóteses e soluções, parceria, acompanhamento e avaliação. A utilização do computador é muito recomendada, para a construção de um projeto, diante do avanço tecnológico em que se tem atualmente, inovar e criar são aspectos fundamentais na educação.

O projeto deve ter a interdisciplinaridade para que possua atividades e habilidades a serem desenvolvidas em mais de uma área no decorrer dele. A variedade de disciplinas é necessária para a compartimentação do conhecimento ajudando o aluno a aprender os conteúdos de forma diferente do método tradicional. O projeto é uma maneira de praticar uma ação para transformar, movimentar e fazer o educando participar de atividades que tem por objetivo atingir a meta de assimilação dos conhecimentos teóricos.

O destino de um Projeto não deve ser os arquivos da escola, não deve ser elaborado para arrancar notas dos professores, ele deve ser elaborado com o destino de uma realização ao público, sendo exposta a sua culminância, como por exemplo através de seminários, apresentação de músicas, imagens, entrevistas e animações produzidas pelos alunos, entre outros modos.

Essas atividades são de responsabilidade dos educandos, passando a ser momentos que contribuem muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com