TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação sociologia da educação (Matemática)

Por:   •  25/1/2022  •  Exam  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

NÚCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA – NEAD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Aluno(a)

Tutor(a) Ead

Tutor(a) Presencial

Polo

Data de envio

  De 03 a 11/07/2021

3ª AVALIAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Critérios avaliativos para cada questão:

  1. Domínio teórico das questões;
  2. Capacidade de interlocução com os autores;
  3. Clareza, objetividade e postura crítica;
  4. Capacidade de articulação e exposição das ideias;
  5. Sequência lógica dos textos e correção gramatical e ortográfica;
  6. Observância das normas da ABNT.

Observação: Cada questão vale até 1 ponto.

Questão nº 1. No início do livro “O que é educação?” o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão afirma que “ninguém escapa da educação”. O caráter permanente e onipresente da educação permite ao autor distinguir a educação em três tipos: formal, informal e não formal (Cf. GONÇALVES; FURTADO; MOURA, 2010). Conceitue cada um desses tipos de educação, citando um exemplo do espaço no qual ocorre e dos sujeitos que dele participam.

R: A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdo previamente demarcados.

 A educação informal é como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados.

 A educação não formal sistematizada e organizada, porém com flexibilidade quanto ao tempo e espaço que podem ser utilizados para esta educação, espaços de educação não formal são as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.

Questão nº 2. Gonçalves, Furtado e Moura (2010) introduzem a discussão sobre a relação existente entre a educação e sociedade. Explique como estes autores explicitam a relação educação e sociedade.

R: Émile Durkheim afirma que cada sociedade tem uma cultura, e a cultura é fundamentada pela educação, e a sociedade precisa de regras para viver em harmonia, por isso a sociedade, cultura e a educação andam juntas, pois é preciso saber da cultura do outro para que se tenha um diálogo sensato entre pessoas de uma determinada sociedade.

Questão nº 3. Gonçalves, Furtado e Moura (2010) apresentam diversas perspectivas sociológicas sobre a educação. Explique a concepção sociológica da educação em Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci.

R: Karl Marx entendia que a educação precisava ser mais compacta, ou seja, múltipla, sendo uma educação intelectual, física e técnica. Isso diferenciava da educação integral, porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.

A educação, para Durkheim, pode ser traduzida como uma ação exercida por gerações adultas sobre gerações infantis. Durkheim une as práticas educacionais à vida social, criando uma concepção em que defende que a grande função da educação seria a de adequar os indivíduos às necessidades sociais.

Educação, para Weber, na medida em que a sociedade se racionaliza historicamente, não é mais, a preparação para que o indivíduo compreenda seu papel no conjunto harmônico do contexto social. E nem é vista como meio de libertação.

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família se transforma em capital cultural.  Ao mesmo tempo, quanto maior o acesso a um certo grau de ensino, menos ele é valorizado como capital cultural.

Assim, enquanto um produto sociocultural, historicamente contextualizado, a educação na concepção gramsciana é resultante do modo pelo os homens produzem e organizam a produção cultural dos bens materiais e simbólicos, através dos quais se reproduzem e se transformam a própria sociedade, fazendo e refazendo a mesma.

Questão nº 4. O conceito de hegemonia é um dos aspectos relevantes do pensamento de Antonio Gramsci (Cf. GONÇALVES; FURTADO; MOURA, 2010). A partir deste conceito, como Gramsci pode explicar o papel da educação, da escola e do professor?

R: Ele considera que a educação, não apenas a escolar, cumpre o papel fundamental na reforma intelectual e moral da sociedade, desse modo, a educação nos escritos de Gramsci tem um sentido amplo de atividade fundamental à construção da hegemonia que acontece em diferentes instâncias públicas e privadas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com