TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING

Seminário: BULLYING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Uma das coisas que leva o agressor a praticar o crime é a vontade de se tornar e se sentir mais poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo, pois esse não aprendeu a transformar a sua raiva em diálogo, quanto mais vê o outro sofrendo mais ele gosta, sente prazer na opressão do outro. O alvo costuma ser uma criança ou um jovem com baixa auto-estima e retraído tanto na escola quanto no lar, esse aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola e alguns acabam abandonando os estudos, não se acham bons para integrar ao grupo e apresentam baixo rendimento.

Essa violência esta presente em vários ambientes tanto nos ambientes escolares, de trabalho e até familiar, ele atinge várias formas da natureza humana, nas escolas até mesmo os professores sofrem com isso, as tecnologias às vezes contribuem para a transmissão de mensagens inadequadas a respeito do professor e quando nós como educadores percebemos já nos tornamos uma das principais vítimas dessa violência, mas com o decorrer do tempo a vítima pode sofrer com vários problemas de saúde, se submetendo a tomar medicamentos controlados por tempo indeterminado. Quando vira depressão tem uma complicação ainda maior, para identificar o aluno que esta sofrendo bullying como educadores temos o dever de estarmos atentos, observando o modo como o aluno se posiciona na sala de aula, se está ocorrendo mudanças de comportamento físicos e emocionais, tipo tristeza, apavoramento, angústia entre outras. Essa violência atinge a escola, a família, e toda a sociedade envolvida, o aluno vítima da agressão pode ter sérios problemas psicológicos, sociais e culturais que podem estar prejudicando a aprendizagem e o desempenho do aluno, enquanto a família tem que ir a busca de profissionais psicólogos para tratarem o assunto.

O combate a essa violência deve ser trabalhado com mais afinco pelos educadores e familiares, mas para isso é preciso que a escola conheça os seus alunos. Os gestores e professores devem estar em constante observação para identificar os alunos que passam por essa agressão, quem são os protagonistas desse mal que afeta as redes escolares, nesse momento as atuações dos professores são de fundamental importância. A implantação de programas anti-bullying nas escolas poderia promover o socialismo cultural dentro das salas de aula, se analisar o que o bullying provoca na saúde psicológica dos alunos veremos o quanto é importante trabalhar esse assunto, com o uso das novas tecnologias dentro das salas de aula fica muito mais fácil para montarmos projetos de pesquisa dentro da sala de aula anti-bullying.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com