TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Leiteira

Por:   •  29/6/2017  •  Resenha  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

ACADEMICO: JOÃO PAULO BARRETO

A IMPORTÂNCIA DA AGROPECUARIA LEITEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO COMERCIAL-ECONOMICO PARA O MUNICIPIO DE CASTRO-PR

Ponta Grossa, 2017.

RESUMO

O município de Castro está localizado no estado do Paraná, que possui cerca de 71.000 habitantes. O município possui uma grande extensão territorial sendo a grande maioria área rural, com isso a econômica da cidade depende muito da produção rural para o desenvolvimento comercial e econômico.

A cidade de Castro é conhecida no meio agropecuário como a Cidade do Leite, pois a produção leiteira da cidade é uma das maiores do Brasil. Com isso as práticas comerciais da cidade muitas das vezes estão voltadas para atender a demanda da área leiteira, através de lojas especializadas, oficinas mecânicas, etc.

Para se ver a importância comercial que a agropecuária leiteira tem para o município, a cidade uma vez por ano organiza um dos maiores eventos do país, a Agroleite. A Agroleite é um evento agropecuário onde a competições de produção de leite ne vendas de gado, mais vai muito além disso, a feira tem como principal objetivo o comércio de produtos e serviços onde atraí os olhos dos produtores de todos os lugares do país. Através da feira milhões de reais são movimentados através da venda de produtos especializados e serviços na área leiteira, com isso cada vez mais comerciantes se instalam na cidade para vender seus produtos e atender os produtores da cidade a mais qualidade e agilidade, gerando assim muitos empregos para a população castrense.

         Através disso, irá ser abordado no projeto a importância que a agropecuária leiteira tem para o desenvolvimento comercial do município, como ela ajuda para o desencadeamento do comércio gerando assim uma grande importância para a população e para economia da cidade.

Palavras Chaves: Agropecuária leiteira, desenvolvimento comercial e econômico, Município.

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Pretendo através desse projeto, mostrar importância da agropecuária leiteira tem para o desenvolvimento comercial-econômico. Mostrando os pontos comerciais que são beneficiados através da produção leiteira.  Com isso, investigarei todos os pontos comerciais que de uma maneira ou outra depende do comercio de leite para a manutenção de seu comércio, como lojas, hotéis, restaurantes, etc. E também pesquisar com os comerciantes a importância que a agropecuária leiteira tem para o desencadeamento das suas atividades comerciais.

JUSTIFICATIVA ASSOCIADA À REVISÃO DE LITERATURA

O motivo para se trabalhar sobre a importância da agropecuária leiteira no desenvolvimento comercial da cidade de Castro, é que pode notar-se que o município depende muito da sua área rural para o crescimento comercial-econômico. Através dessa dependência rural, pretendo pesquisar a quantidade de entidades comerciais atendem a necessidade dos produtores de leite, e mostrar através de dados em pesquisa de campo o impacto que a agropecuária leiteira tem para o desenvolvimento comercial-econômico da cidade.  E também fazer umas pesquisas com os produtores de leite investigando que área comercial ainda a cidade necessita para atender as suas demandas.

OBJETIVOS

Abordar a importância que a Agropecuária leiteira tem para o desenvolvimento comercial no município de Castro, bem como geração de renda e empregos para a população.

PRESUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS ASSOCIADOS AO OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO.

O tema será trabalhado através de pesquisas teóricas sobre a agropecuária leiteira no município de Castro, e através desses estudos fazer um levantamento de áreas comerciais que prestam serviços aos produtores leiteiros.Com isso, trabalharei com práticas de campo, querendo saber dos comerciantes o que levaram a eles investir nesse ramo comercial. Também irei fazer levantamento de dados de quantos e quais pontos comerciais são beneficiados pela produção de leite no município, podendo assim trazer em números a importância da agropecuária leiteira tem para a cidade de Castro, e principalmente para o desenvolvimento comercial-econômico do município. E também será investigado que pontos comerciais ou de serviços especializados que ainda falta se instalar na cidade para atender a demanda dos produtores.

CRONOGRAMA DE TRABALHO

 

jun/17

jul

ago

set

out

nov

dez

jan/18

fev

mar

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

Pesquisa Teórica

X

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patricas de Campo

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

Tabulação de dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

X

 

 

 

Finalização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

Entrega do TCC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

REFERENCIAS

http://www.agroleitecastrolanda.com.br/home

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=410490

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com