TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar E Educar Na Educação Infantil

Casos: Brincar E Educar Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Brinquedos e Brincadeiras nas Creches

A brincadeira é para criança um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. Valorizar o brincar significa oferecer espaços e brinquedos que favoreçam a brincadeira como atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância. As interações e a brincadeira são consideradas eixos fundamentais para se educar, com qualidade. O brincar ou a brincadeira é a atividade principal da criança. Para brincar em uma instituição infantil não basta disponibilizar brincadeiras e brinquedos, é preciso planejamento do espaço físico e de ações intencionais que favoreçam um brincar de qualidade.

A brincadeira de alta qualidade faz a diferença na experiência presente e futura, contribuindo de forma única para a formação integral das crianças. Para um bom trabalho com as crianças é necessário o planejamento do ambiente educativo, o envolvimento das crianças, das famílias e especialmente, a ação interativa das professoras e das equipes das creches. Para se ter um bom trabalho com as crianças deve-se ter as práticas pedagógicas como: experiência corporal, com cores, afetivas, exploração e conhecimento do mundo, experiências expressivas, gestual e verbal, musical.

Para os bebes é preciso planejar ambientes para sua educação e selecionar brinquedos e brincadeiras que ampliem suas experiências, eles precisam de muito carinho, atenção e acolhimento. Há várias formas de brincadeiras com bebês que fazem com que eles exploram o corpo, pernas e braços, objetos que chamam atenção. O mais importante na creche é o estabelecimento de vínculo entre as crianças, as famílias e a equipe que da o suporte educativo. As professoras exercem um papel fundamental ao oferecer um ambiente que prepare as crianças para a autonomia no brincar e oportunidade para aprender a se organizar. O adulto é responsável por organizar uma rotina junto às crianças para que aprendam a usar, guardar e respeitar as normas de uso dos brinquedos.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O brincar é importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos, social, cultural, afetivo e emocional. A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos.

A escolha dos brinquedos e materiais está relacionada com a gestão e o trabalho pedagógico da instituição. A falta de planejamento ou a previsão inadequada dos recursos pode conduzir às situações de pouco envolvimento das crianças gerando práticas que não satisfazem nem as crianças nem as professoras. A infância, a criança e o brinquedo são temas importantes para nossas reflexões. O bebê ingressa na creche, cresce e vai embora, sua infância é passageira. Se não garantirmos a qualidade da experiência de cada criança no seu curto espaço de tempo vivenciado na creche, deixaremos de cumprir o nosso papel ético, social e educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com