TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Brincar Na Educaçao Infantil

Trabalho Escolar: A Importancia Do Brincar Na Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLEUNICE EVANGELISTA DA SILVA

EDNA MARIA SILVA

ELENICE ALVES PEREIRA

MURIELE DA SILVA BARROS

PATRÍCIA RIBEIRO LEMES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO

A IMPORTANCIA DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS.

Rio Verde – GO

2014

CLEUNICE EVANGELISTA DA SILVA

EDNA MARIA SILVA

ELENICE ALVES PEREIRA

MURIELE DA SILVA BARROS

PATRÍCIA RIBEIRO LEMES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A IMPORTANCIA DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagogico na Educação Infantil, Alfabetização e letramento e ludicidade e Educação

Profs Edlaine Vagula, Rosely Montagnini, Raquel Franco, Marizeti Cristina Steinle.

Tutora eletrônica: Maria Cristina Anzola Alexandre

Tutor(a) de sala: Daniela Borges do Couto.

Rio Verde - GO

2014

Introdução

Neste trabalho será apresentado sobre a importância do brincar para as crianças. Pois, no entanto a sociedade ainda vem enfrentando muitos problemas em relação a este tema, contudo podemos diagnosticar que as escolas e creches de Educação Infantil ainda têm muitas coisas a serem melhoradas e precisamos ter consciência de que a melhor maneira de ensinar crianças nessa faixa etária de idade é o BRINCAR.

As instituições de Educação Infantil têm origens totalmente distintas da escola obrigatória, pública e gratuita para todas as crianças de 7 anos. Como se sabe, as primeiras creches nasceram para atender aos interesses da elite que pretendeu educar as crianças das camadas populares, já que suas mães trabalhavam e não eram suas educadoras. Essas instituições surgem como substitutas das relações domésticas maternas: são religiosas, filantrópicas, em tempos de predominância higienista, surge à pobreza e criando o cidadão de segunda classe, inserida no sistema.

Essa história é marcada por diferentes correntes, metodologias, concepções de crianças, aprendizagem, infância na Educação Infantil, oscilando entre a assistência e a escolarização. Acompanhamos ao logo desta trajetória como inúmeros obstáculos precisaram e ou ainda necessitam ser superados para a vivência plena da infância com qualidade em espaços de educação.

Desenvolvimento

No entanto a pesquisa que realizamos em campo, foi basicamente desenvolvida em cima do tema de abordagem que era a “Presença da brinquedoteca nas CEMEI e Escolas que atende a Educação Infantil” e “Acessibilidade para alunos de inclusão.”. Foi constatado que na região da escola fonte de pesquisa, que nada mais era uma Escola que atende a Educação Infantil, foi relatado que a presença da brinquedoteca é quase que inexistente para as crianças, mas, no entanto existe para substituir a brinquedoteca as horas de Atividades Lúdicas para as crianças, que é feita com a participação da professora regente de sala e a recreadora da escola. Este momento contem atividades com brincadeiras “tradicionais” e outras brincadeiras que ajudam no desenvolvimento motor e educativo da criança, são realizadas também brincadeiras educativas como; Jogo da Memoria, Amarelinha, Teatro ou Roda de História, Jogo dos Números, Quebra – Cabeça, Roda de Conversa, Oficinas de Desenhos (feitos com modelagem de massinhas, materiais recicláveis, dentre outros). São realizados esses e outros meios de brincadeiras onde os mesmos objetivos são a melhor desenvoltura da dinâmica Sensório-Motor e dinâmica de aprendizagem das crianças.

O outro tema relatado que era a “Acessibilidade para alunos de inclusão”, a professora regente de sala onde a mesma tem aluno com deficiência, relata que nos dias de hoje tem-se muito que melhorar em relação a esse assunto, pois a mesma relata que sofre muito com a falta de assistência para com ela e o seu aluno deficiente, pois o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com