TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTA AO LEITOR

Trabalho Universitário: CARTA AO LEITOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  383 Visualizações

UERJ – Consórcio CEDERJ

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: língua Portuguesa Instrumental

Avaliação a Distância 1

Pólo: Petrópolis

Data: 26/02/2013

Aluno:

Petrópolis, 25 de Fevereiro de 2013.

Senhor Editor:

Ao ler o texto “A tragédia de Santa Maria e a identidade brasileira”, de Alberto Carlos Almeida, se percebe como os brasileiros têm uma forte tendência a autocomiseração. Este sentimento deve ser erradicado da mente deste hospitaleiro povo.

É bem certo que, quando o Brasil é comparado com outros países, especialmente os desenvolvidos, fica evidenciado como este belo país está aquém em vários aspectos, principalmente os sociais: violência, desemprego, saúde, desigualdade social, educação, habitação, entre outros. Estes problemas não devem ser o motivo para a inferioridade, mas sim a impulsionadora para uma mudança.

O Brasil tem suas qualidades e peculiaridades, que o tornam este magnífico país.

É tendenciosa a generalização depreciativa ao país - Brasil, após grandes tragédias, recaindo a culpa sobre os governantes. É preciso lembrar que o cidadão tem uma grande participação nesta fiscalização. Quantos já não perceberam algo errado em um serviço público ou privado? Quantos já não perceberam, por exemplo, um piso molhado em um local de grande circulação e sem denunciar o notado, após a “tragédia” relatou: “Sabia que isto iria acontecer”. Por vezes o problema não está na administração do país, mas sim no silêncio da população.

Atenciosamente.

Assinatura.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com