TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Ao Leitor

Artigo: Carta Ao Leitor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Sem máscaras

Caro leitor, esta edição é um modesto painel à fermentação sanguínea e sensual de O Cortiço, a obra naturalista de maior importância no Brasil. Ele vem com objetivo de denunciar as mazelas sócias, fugindo da visão romancista e estabelecendo-se no movimento supracitado, publicado em 1890, além disso, ele desenha o Rio de Janeiro do século XIX.

Viver num ambiente degradado faz com que nos adaptemos aos vícios, as condições que ele nos oferece. E o Cortiço é exatamente esse lugar que corrompe as pessoas, infectado-as pela onda de inveja, ódio, ambição que circula entre as pequenas casas do lugar.

Exemplo marcante disso são os personagens de Pombinha e Jerônimo que são corrompidos. Pombinha era pura, simples, moça direita a espera do casamento e Jerônimo era homem direito, responsável, trabalhador e amava a mulher. Com o convívio no Cortiço, com pessoas já corrompidas, mudaram seu rumo, Jerônimo fugiu com Rita Baiana e Pombinha virou prostituta.

O cortiço é uma obra que se encaixa em qualquer época, porque retrata uma sociedade não muito diferente da atual, preservando os mesmos vícios e sentimentos individuais, importando-se apenas com si mesmo.

Nessa obra, você verá o que Aluísio Azevedo tem como objetivo principal demonstrar a tese de que o ser humano é fruto do meio em que vive. Ele busca mostrar o cotidiano daquele cortiço de forma minuciosa, dando um enfoque a cada detalhe, deixando de lado aquele espírito do romantismo, visando o adultério, brigas, inveja, e a forma de como a sociedade corrompe o homem. A força da inveja do toma conta de João Romão, mudando completamente seus hábitos tornando-se mais vaidoso para atingir o mesmo nível do vizinho Miranda. Com intenções com a filha de dele, ele se aproxima da família, mas, Bertoleza surge como obstáculo. João Romão denuncia a escrava fugitiva para seu dono. Com isso Bertoleza se suicida, como ato de desespero, deixando o caminho livre para João Romão.

Queremos que você, caro leitor, venha mergulhar nessa história surpreendente e tão reveladora. Através desse mergulho conhecerá os comportamentos e costumes da sociedade carioca do século XIX e, acima de tudo descobrirá suas mazelas tão mascaradas pelo romantismo.

Boa leitura! Aprecie sem moderação.

Roberta Valentim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com