TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO PERGUNTAS

Pesquisas Acadêmicas: CINCO PERGUNTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

1.Se um profissional intelectual não considerado empresário decidir exercer a profissão intelectual de forma coletiva, através de que sociedade ela será exercida?

Profissional intelectual não se considera empresário o exerce-te de profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, mesmo que contrate empregados para auxilia-lo em seu trabalho. Ex. advogados, médicos, dentistas.

2.Direito empresarial e direito comercial podem ser considerados sinônimos? Justifique sua resposta

Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.

3.Qual são os componentes do tripé do qual parte o direito empresarial

No quesito de “economicamente viável” há um paradoxo, pois a economia atual, ainda preenchida de conceitos e ações do século XX em pleno início do século XXI, ainda é estimulada pela concorrência, pela contratação de mão-de-obra mais barata e busca do lucro pelos estímulos do consumismo que mantém o faturamento das empresas e do ritmo de geração de empregos.

O quesito socialmente justo falha na concepção de uma sociedade que se mantém no ciclo lucrativo da competição que deixa à margem cerca de 2 bilhões de pessoas na miséria no mundo e, principalmente, nos países mais pobres do mundo alheios a uma política social e institucional séria.

O terceiro item, o “ambientalmente correto” também é considerado utópico pelo ritmo desenfreado de ações extrativistas e destruidoras nos ecossistemas do planeta em prol da produção de serviços e produtos nãos-sustentáveis, ou sustentáveis em nível simbólico e marketista em algumas ações de comunicação empresarial.

4.No que consiste a firma empresarial?

Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.

5. Em qual local é realizado o registro dos empresários?

O registro aparece como primeira batalha jurídico-burocrática relevante a ser enfrentada por um empreendedor que deseja formalizar sua atividade. Tomada a decisão pelo molde jurídico empresarial no interior do qual se irá operar, importa perguntar pelas formalidades necessárias à qualificação jurídica de um empreendedor como empresário individual.É preciso que o empreendedor esteja ciente sobre o conteúdo deste registro a ser realizado mediante inscrição na Junta Comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com