TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Para iniciarmos nosso estudo, vamos ler, a seguir, o artigo “Senhor das letras”, de Sylvia Colombo, publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 29 de dezembro de 2008, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u484105.shtml, que narra uma divertida história do gramático Evanildo Bechara.

Senhor das letras

Evanildo Bechara tinha 11 anos quando cometeu seu primeiro erro de tradução. Viajando de Pernambuco para o Rio de Janeiro, de navio, o garoto que se tornaria um dos gramáticos mais famosos do Brasil fez uma parada em Salvador.

Entrou num restaurante e pediu um vatapá. O garçom perguntou como ele queria o prato. Bechara respondeu: “bem quentinho”, como era costume fazer-se em sua terra para determinar a temperatura da comida. Acabou tendo de engolir um bocado com muita pimenta. Foi então que as lágrimas brotaram de seus olhos.

“Aprendi na pele que ‘bem quentinho’, na Bahia, era “bem apimentado. Por conta desse episódio e de outros que vivi quando minha família me mandou para o Rio para estudar, passei a me interessar pelas diferenças que a língua portuguesa tem em diferentes lugares. Aí virei professor, viajei, dei aulas no exterior, lancei meus livros e cheguei aqui”, resume. Bechara, 80, hoje ocupa a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 2000.

Todos nós conhecemos histórias parecidas: afinal, estamos nos comunicando todo o tempo. O episódio mostra que a comunicação não é um processo mecânico, em que uma informação simplesmente é transmitida de uma pessoa a outra.

O episódio que ficou na memória do professor Bechara mostra que a comunicação está inserida num contexto maior – a sociedade, a cultura e os valores da qual faz parte. A situação de comunicação envolve a língua que utilizamos, nossos hábitos, as pessoas e até o gostinho do vatapá!

COMUNICAÇÃO VERBAL E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

A comunicação não se faz apenas por meio da língua, que denominamos código verbal. Usamos também os gestos, o tom de voz, as roupas para nos comunicar.

Podemos lembrar outra situação corriqueira: o trânsito engarrafado às seis horas da tarde numa grande metrópole. É véspera de feriado. Pense na luz vermelha do semáforo, nas buzinas dos carros, no apito e nos gestos rápidos do agente de trânsito, tentando fazer fluir aquilo que parecia impossível... Luzes, buzinas, apitos e gestos também são meios de nos comunicarmos.

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

Agora vamos refletir um pouco mais sobre a comunicação. Todo mundo sabe que a tecnologia encurtou distâncias e mudou nossa percepção do tempo. Você pode estudar de bermuda, na varanda da sua casa, acessando a Internet com o laptop no colo, se o tempo estiver bom, ou imprimir algumas páginas da Internet e ler no ônibus, a caminho do trabalho.

Pela web, podemos nos ligar a grandes bibliotecas, conversar com nossos colegas, mandar mensagens instantâneas e ver as novas fotos de nossa afilhada. E tudo isso ao mesmo tempo! A teleconferência coloca pessoas de lugares distantes em um mesmo ambiente virtual. Esse cenário seria impossível há alguns anos!

Podemos interagir com programas de TV, escolher nossa programação pelo celular, acompanhar em tempo real o que se passa do outro lado do mundo ou nos comunicarmos instantaneamente com nossos amigos ou com desconhecidos numa rede de relacionamentos.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Para entender melhor o processo de comunicação, podemos esquematizá-lo de uma forma simples.

A comunicação acontece, basicamente, toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém. O Quadro 1.1 apresenta de forma esquemática o processo de comunicação.

Quadro 1.1 Elementos da comunicação

As pessoas envolvidas no processo de comunicação denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. O código diz respeito ao conjunto de sinais pelo qual a mensagem é enviada (a língua, por exemplo). O canal é o veículo através do qual a mensagem é enviada: os sons, as imagens, os meios eletrônicos. Chamamos de referente a própria realidade extralinguística, ou o contexto.

Pois bem, a comunicação não é um processo isolado, ela se dá num contexto e faz parte da nossa cultura, da forma como vemos o mundo.

A COMUNICAÇÃO EFICAZ

Para uma mensagem ser eficaz, é preciso primeiro que ela chegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com