TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES E PRESSUPOSTOS

Artigos Científicos: CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES E PRESSUPOSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Vygotsky- Contribuições Teóricas

• O jogo é considera um estimulo a criança no desenvolvimento de processos internos de conhecimento no âmbito das relações. Vygotsky aprofundou no estudo do papel das experiências sociais e culturais com base no jogo infantil, afirma que o jogo a criança transforma pela imaginação com os objetivos produzidos socialmente. Ele aponta que toda atividade lúdica da criança possuem regras, o jogo é o nivel mais alto do desenvolvimento pre-escolar e é por meio dele que a criança se move, além de desenvolver o comportamento, desenvolve o cognitivo, o processo de vivenciar situações imaginarias leva a criança ao desenvolvimento do pensamento abstrato.

Piaget - contribuições Teóricas

• Segundo Piaget existem três formas básicas de atividades lúdicas, que caracteriza a evolução do jogo para a criança.

• Jogo de exercício sensório motor: consiste na repetição de gestos e movimentos simples, nos primeiros meses de vida o bebe estica e recolhe os braços e pernas, agita as mãos e os dedos, toca os objetos e os sacode produzindo ruídos ou sons. Esses exercícios tem valor exploratório porque a criança realiza explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo cadência e desembaraço ou para ver o efeito que sua ação vai produzir.

• Jogo simbólico: desenvolve em esquemas sensórios motores, a medida que são compreendias começas a ser imitadas e representadas. Sua função e satisfazer o eu por meio de uma transformação real em função dos desejos: ao brincar de boneca a criança refaz sua própria vida corrigindo-a á sua maneira, e revive todos os prazeres e conflitos resolvendo-

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »