TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos E Contribuições E Pressupostos

Exames: Conceitos E Contribuições E Pressupostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos e contribuições e pressupostos

A ludicidade está intrínseca no ser humano desde a pré-história. O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, é brincando que ela expressa o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor. Porém, o ato de brincar vai muito além, é neste momento que os jogos começam a apresentar-se, e será através deles que a criança desenvolverá boa parte de suas habilidades motoras e cognitivas.

Na infância, o ser humano desenvolve várias habilidades motoras que serão aperfeiçoadas ao longo de sua vida, mas, para que isso ocorra, são necessários estímulos motores adequados à faixa etária. Tais estímulos podem ser alcançados com a utilização do brinquedo, das brincadeiras, e principalmente dos jogos, que concretizam seu objetivo no desenvolvimento da criança. Além disso, o jogo é uma forma lúdica de suprir a necessidade que a criança tem de conhecer, dominar e explorar possibilidades motoras que o seu meio proporciona.

Ao brincar, a criança simula a vida real, ela respeita as regras do jogo além de exercitar o seu cognitivo, desta forma o desenvolvimento psicomotor pode ser estimulado quando o jogo é utilizado. Acredita-se que na presença dos jogos, a criança estimulada terá maior interesse pelas atividades propostas, desta forma levando-a a um maior desenvolvimento.

Não se conhece a origem da amarelinha, do pião, das parlendas, das formas de seleção, seus criadores são anônimos, sabe-se, apenas que provem de práticas abandonadas por adultos de fragmentos de romances, poesias mitos e rituais religiosos.

Conceitos e Contribuições e pressupostos

Ludicidade é: Um novo olhar para a formação do educador, o seu olhar para essa abordagem deve ser de alguém que se insere no ato de brincar, procurando perceber identificar e ampliar seus conhecimentos práticos, teóricos e táticos sobre o tema.

Biografia de Jean Piaget Contribuições teóricas Imagens/Ilustrações/Fotografia

Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Jean Piaget morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos) Jean Piaget iniciou sua extensa biografia no dia 9 de agosto de 1896 (data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel. Desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Jean Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Jean Peaget escreveu mais de 50 livros que são conhecidos mundialmente.

1. Para a compreensão da teoria de Piaget sobre os jogos, seria interessante observar crianças em situações lúdicas, como bebês explorando objetos do seu cotidiano, de 3 ou 4 anos imitando as ações da mãe ou do pai, crianças de 6 a 10 anos brincando em grupo, em praças e parques, na manipulação de objetos e brinquedos. É possível observar também se o ambiente parece organizado de maneira adequada, se a situações em que se revelam a praticado jogo simbólico a imaginação em ação e como ocorre a interação do adulto que acompanha essa criança.

1. Para Piaget, o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo. Isso pressupõe entender que a criança é capaz de criar, recriar e experimentar de forma autônoma, impulsionando seu próprio desenvolvimento

Conceitos e Contribuições e pressupostos

Ludicidade é: Um novo olhar para a formação do educador, o seu olhar para essa abordagem deve ser de alguém que se insere no ato de brincar, procurando perceber identificar e ampliar seus conhecimentos práticos, teóricos e táticos sobre o tema.

Biografia de Lev Vigotisk Contribuições teóricas Imagens/Ilustrações/Fotografia

Lev Vygotsky, nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em uma prospera família judaica. Em 1917 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. No ano de 1924, foi convidado por Kornilov para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Um ano mais tarde, em 1925, escreveu Psicologia da Arte, que só será publicado apenas em 65. Organiza o Laboratório de Psicologia para crianças deficientes – que em 1929 seria transformado no Instituto de Estudos de Deficientes e, após sua morte, no Instituto Cientifico de Pesquisas sobre Deficientes da Academia de Ciências Pedagógicas. No dia 11 de junho de 1934, com 37 anos, morreu de tuberculose, que contraiu de seu irmão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com