TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e Contribuições e Pressupostos Ludicidade

Por:   •  17/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/Ilustrações/Fotografias

Ludicidade é: Definida pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos jogo, brinquedo e brincadeira

Vygotsky (1897-1934)- Foi um psicólogo bielo-russo e foi o primeiro na área do desenvolvimento na área intelecto da criança. Vygotsky- Contribuiu defendendo as necessidades e motivos da criança podendo ser considerado seus desejos.

Piaget (1896-1980)- Estudou Biologia na Suíça e dedicou-se a área de psicologia, epistemologia, educação e escreveu mais de cinquenta livros. Piaget- Contribuiu com a ideia de que cada ato de inteligência seria definido através de equilíbrio entre assimilação e acomodação.

Função educacional da ludicidade: Definida quando a pratica de jogo leva a criança desenvolver seus saberes, seus conhecimentos e sua visão de mundo.

Kishimoto (1996 )- Ele contribuiu com a ideia, que o lúdico é modificado de gerações em geração, de acordo com as transformações sociais e as necessidades de cada época. Sendo manifestado por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira. Que pode ser desenvolvidas em dois funções, lúdica e educacional. Kishimoto-

• Jogo: Regras, Competições, lazer, socialização, imaginação, dirigido e etc.

• Brinquedo: Objetos como bola, bonecas, carrinhos, dado e etc.

• Brincadeiras: Imaginação, faz de conta, socialização, lazer, diversão, regras, interação e etc.

Brincar é a expressão mais direta onde mostra que as crianças é um ser ativo, pronto para descobrir e experimentar novas e diferentes experiências e testam a todo o momento limites e regras. A partir do brincar as crianças fazem relação de dois mundos, o interno subjetivo corresponde o desejo e emoção, e o mundo externo que é objetivo lógico e real.

O ato de brincar contribui para a autoconfiança das crianças, autonomia, desenvolvimento psicomotor, influencia em sua relação com o mundo, expressa seus sentimentos e pensamentos, convivência com o próximo, espontaneidade, desafios e descobertas, brincam uma com a outra desenvolvendo seu lado afetivo para sua formação de autoimagem, comportamento social, construir e respeitar regras, onde são atitudes essenciais para viver em sociedade aceitando as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com