TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO

Projeto de pesquisa: COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho proposto e um analise da empresa Schincariol, no qual envolve vários fatores envolvendo o profissional contador, a ética dele na resolução do caso, como esta sua presença em relação a empresa o que ele tem feito de bom ou ruim na empresa.

A organização da empresa como ela foi planejada para ter um crescimento tão repentino em pouco tempo, foi uma estratégias de competitividade cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência. A empresa teve uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para atuação em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial contribui para o desenvolvimento de uma economia sustentável fortalecendo o desempenho das empresas e aumentado o seu acesso ao capital exterior.

O único problema que a empresa teve junto ao o seu contador foi tomar caminhos que não beneficiaram muito a empresa sonegando impostos, usando notas frias para faturar diversas mercadorias com a mesma nota, isso acabou envolvendo a ética do contador, sabendo de todos os riscos das leis, o contrador se deixou levar por caminhos errôneos que acabou com o sucesso da empresa que teve seu crescimento tão repentino.

2 – CÓDIGO DE ETICA DO CONTADOR

O caso Schincariol ocorreu devido seu grande crescimento repentino da empresa, como e uma multinacional, que e bastante conhecida esperava que a mesma estivesse com seus impostos todos em dias, cumprido com suas obrigações fiscais, mais não foi bem assim que aconteceu; com o crescimento muito rápido da empresa, surgiram algumas denuncias feitas pelas concorrentes, a partir destas denuncias a empresa passou a ser investigada pela Receita Federal e pela Policia Federal, no qual acabou descobrindo uma grande fraude na empresa de sonegação de impostos como , PIS , ICMS, IPI , CONFIS , IR .M , notas ficais frias que eram apresentadas mais de duas vezes , caminhos com placas clonadas para desviar as fiscalizações etc.

Com esses ocorridos acabou desmoralizando a empresa tomando um prejuízo muito grande, uma pergunta que todos fazem e que virou o motivo para o desenvolvimento do trabalho, Cadê o contador da empresa? A empresa não tem contador? Não sabia dos riscos? Que profissional e esse? Onde esta a ética profissional do contador?

Quando fechamos os olhos para algumas coisas que não soa corretas no presente pensando que não vai dar em nada, ai que esta o grande erro as consequências vão surgir sim no futuros.

Por motivo de superfaturamento com a lucratividade da empresa estava muito grande, talvez o profissional contador da empresa foi literalmente corrompido praticando ato desonestidade, se vendendo sem pensar em seus atos, uma hora e descoberto e foi o caso da empresa Schincariol, o impacto causado destes atos foi tão grande onde a empresa ficou com uma ma impressão na mídia.

Hoje tudo que vamos fazer ou os primeiros passos que aprendemos e a ter respeito saber ser honesto tanto na vida pessoal como na vida empresarial. Todos nos temos uma conduta para seguir de direitos e deveres, onde começa o nosso dever e onde termina e começa o do próximo.

Em 1970 o CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE aprovou o Código de Ética Profissional da Contabilidade, intensificando o relacionamento com a sociedade e com o próprio grupo profissional.

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL

O contador é um profissional que serve a sociedade de forma direta. Ele tem o

dever de ilustrar as demonstrações contábeis das pessoas jurídicas e órgãos públicos, e deve cumprir com suas obrigações exatamente como a

Sociedade espera dele. O profissional contador tem no seu código de ética os princípios éticos aplicáveis a sua profissão, dentre eles estão:

DEVERES

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardado aos interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

II – guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com