TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Censura e Valores

Por:   •  12/3/2016  •  Dissertação  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Censura e valores

        A televisão é, hoje, o meio de comunicação mais popular, o que a torna a maior vítima da censura. Muitas pessoas defendem a importância de que tudo seja tratado com transparência para que o povo esteja ciente do que realmente acontece no seu país e no mundo. Entretanto, muito do que é mostrado na mídia é conteúdo extremamente fútil e que não traz benefício algum para os telespectadores. Será que somos vítimas de uma manipulação ideológica que nos faz ver apenas aquilo que as autoridades querem que saibamos? Será que a população está apta para saber tudo o que realmente acontece na sociedade?

        Uma imprensa sem censura é, sem dúvida, uma forma de liberdade de expressão. Em uma sociedade democrática não se deveria ocultar acontecimentos de interesse nacional, e sim deixar a população consciente do que acontece no país. Neste contexto, dever-se-ia tornar públicos os problemas de corrupção, crimes ambientais e contra os direitos humanos. Afinal, é impossível a formação da democracia sem que haja conhecimento dos problemas sociais e liberdade de opinião.

        Com outro ponto de vista, algumas pessoas defendem que nem tudo o que é passado na televisão traz algum conhecimento ou esclarecimento aos telespectadores. Muitas vezes o que a mídia mostra são apenas programas fúteis, sem conteúdo e que desvirtuam valores éticos e morais da sociedade, como violência, vida íntima de celebridades e até mesmo pornografia. Além disso, é importante que se pondere na quantidade e no tipo de informações sobre o país que são apresentadas em rede. Afinal, muitos assuntos políticos e principalmente militares deveriam ser mantidos em segredo a fim de manter a segurança nacional.

        É imprescindível que haja liberdade de expressão na sociedade, entretanto, deve-se filtrar o que é realmente digno de ser mostrado na televisão e o que não trará conhecimento algum para a população. A mídia precisa aprender a respeitar a privacidade das celebridades e manter o sigilo em alguns assuntos nacionais. Não se trata de mentir para o público, mas sim de manter os valores morais que são direitos de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com