TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerrado - Características

Por:   •  5/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

2.2 Fauna

A Fauna do Cerrado foi muito castigada durante anos e hoje está se recuperando. O Cerrado abriga um grande número de espécies de animais. Mamíferos, aves, répteis e peixes, o conjunto de animais que fazem parte do elenco do cerrado é único, este bioma reúne uma capacidade incrível de singularidade. Fazem parte da fauna da savana brasileira: antas, gambás, capivaras, tatus, tamanduás-bandeira e onças-pintadas. Os pássaros são: tucanos, garças, águias, beija-flores e canários como os mais conhecidos. Conta também com a presença de um acervo de peixes como: lambaris, bagres, piranhas e dourados. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato, entre outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural.

2.3 Flora

As árvores desse bioma são bastante peculiares, estão presentes os pequenos arbustos. Seus caules e galhos são retorcidos, distribuindo-se por um vasto campo coberto por gramíneas, passando a uma altura de mais de 15 metros, em média. Suas raízes são profundas, com cascas duras e grossas. Curiosamente, as folhas das árvores apresentam uma cobertura cheia de pelos. Buriti, ingá, quaresmeira, pequi, mama-cadela, angico, canela de ema, ipê. Estas são apenas algumas das mais conhecidas plantas nativas do Cerrado, existem mais de 10 mil espécies vegetais identificadas. Cerca de 4.400 dessas espécies só existem nesta região. Muitas delas servem como base para a alimentação humana e medicamentos, além da utilidade, a vegetação do Cerrado também é de grande beleza. A imagem de um ipê amarelo florido no período da seca é de rara beleza. É uma explosão de cor que fascina mesmo quem já está habituado a ver essas magníficas árvores no auge da florescência no período da seca.

2.4 Clima

O clima do cerrado tem uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas uma chuvosa entre os meses de outubro a abril e outra seca entre maio e setembro. Há períodos de seca de uma a três semanas, os chamados veranicos, podem ocorrer durante a estação chuvosa especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. O ambiente conta com um clima do tipo tropical sazonal. O inverno é bem seco com uma mínima de 10°C, chegando até valores bem menores do que os estipulados. O verão tem uma máxima de 40°C, apresentando-se chuvas intensas. Em geral, a média para o ano todo desse bioma gira em torno de 25°C. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro.

2.5 Hidrografia

Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica, São Francisco e Prata) o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Contando com uma rica diversidade de animais, plantas, sendo patenteado como “berço das águas”, este vasto território de riqueza natural é um orgulho para a nação, apesar de sofrer intensa devastação desde o século XVIII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com