TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Churchill e Peter

Resenha: Churchill e Peter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  386 Visualizações

Ainda sobre o ambiente externo, temos o macroambiente e o microambiente. Churchill e Peter (2005) relatam que o macroambiente é um sistema amplo no qual a empresa está inserida, cujas variáveis não podem ser por ela diretamente controladas, somente monitoradas, mas que interagem com ela de modo dinâmico. Estas variáveis abrangem aspectos econômicos, políticos legais, sociais, naturais, tecnológicos e competitivos. Para facilitar a compreensão, citamos alguns exemplos de situações que podem afetar o dia-a-dia da empresa e que fogem ao seu controle direto:

Aspectos Econômicos: mudança de renda, distribuição de renda, hábitos de compra, política monetária, fiscal, cambial, tarifária, etc.

Aspectos Políticos Legais: leis, normas, regulamentação, padrões de segurança, regras de conduta, etc.

Aspectos sociais: constituído pelas pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Os profissionais de mercado têm que ter a habilidade de entender esse ambiente de acordo com quem são as pessoas (idade, renda, cidade natal, etc.), e com as características de sua cultura. É aqui neste ambiente também que se estuda a responsabilidade social e questões éticas.

Aspectos Naturais: poluição, energia elétrica, escassez de matéria prima, etc.

Aspectos Tecnológicos: mudanças tecnológicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, inovação, etc.

Aspectos competitivos: é a análise do ambiente competitivo, dos principais concorrentes e suas ações atuais e futuras, explorando possíveis vantagens competitivas da empresa.

Já o microambiente está relacionado aos fatores mais próximos da empresa, mas que ainda assim não podem ser controlados por ela. São eles: clientes, fornecedores, concorrentes e distribuidores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com