TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão E Corência

Ensaios: Coesão E Corência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  200 Visualizações

1) Na Unidade 2, foram tratados texto, coerência e coesão.

A inteligibilidade do texto depende da coerência e da coesão. O texto coerente nãoapresenta contradição nas ideias expostas. Além disso,deve haver interação entreemissor e receptor, pois, na elaboração/interpretação do texto, é necessário o compartilhamentode conhecimento entre produtor e receptor, o que implica, também,conhecimento delíngua e de mundo, inferências, intertextualidade, fatores pragmáticos,interacionais e contextuais.

Por sua vez, a coesão é "a forma como os elementos lingüísticos presentes na superfícietextual seinterligam, se interconectam, por meio de recursos também lingüísticos,de modo a formar um tecido (‘tessitura’), uma unidade de nível superior à dafrase, que dela difere qualitativamente" (KOCH, 2004,p. 35).

Da coesão depende a ligação dos sentidos isolados, para evidenciar a estruturaçãoda sequência superficial do texto, sem perder de vista o todo e a intenção com quese produz esse todo, paraconstituir finalmente um texto.

Baseando-se no exposto e no que você estudou, leia o texto seguinte e responda àsperguntas.

a) O texto é coerente? Por quê?

O texto descreve um contexto do sistemacapitalismo, desde, do seu surgimento até o momento atual, nas quais as empresas buscam lucratividades incentivando o consumismo, sabendo que a sociedade não está preparada intelectualmente assimtorna-se objeto manipulável, em que o bem adquirido representa felicidade, álcool e entorpecente representam liberdade, isto devido também, a exclusão social, no qual o poder público não oferece o mínimonecessário como: educação, segurança, saúde, transporte.

Desta forma, considero que o texto coerenteporque não apresenta contradição nas ideias expostas, inclusive já estudamos este enfoque nadisciplina de Antropologia, no ano passado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com