TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Resumo

Casos: Como Fazer Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Parque CECAP Guarulhos

Os espacos institucionais - intervenção

Guarulhos, 2011

A gleba de intervenção localizada no Bairro do Pq. Cecap, em Guarulhos, trata-se de terrenos não utilizados, grandes lotes sem uso definido. O inicio da pesquisa se dá justamente pelo questionamento dos grandes “vazios” em meio de um bairro já estabelecido e que hoje, devido ao crescimento urbano, pode-se considerar uma região central do município. O aprofundamento do estudo sobre a implantação original do projeto de Artigas para o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado –

O CECAP nos aponta diversos usos e equipamentos para estas áreas não aproveitadas e que por eventual motivo político da época, não houve continuidade.

Estas glebas permeiam a implantação dos edifícios habitacionais do Pq. Cecap, entre equipamentos (alguns originalmente projetados por Artigas e outros mais recentes). Devido às dimensões destes terrenos, eles se transformam em barreiras físicas entre os bairros da região (Vila Barros, Vila Fátima, Cumbica), não existem vias suficientes que permitam viabilizar a conexão entre essas regiões.

Todo o bairro possui infraestrutura, mas mesmo assim essas glebas nunca foram utilizadas.

Em comparação com as grandes cidades como São Paulo, terrenos maiores ou até mesmo lotes menores sem uso definido, por muito tempo, acabam sendo utilizados de forma ilegal e sem controle. Mesmo após quase 40 anos de implantação do Cecap, isso não aconteceu, mas as possibilidades só aumentam, visto que, estamos trabalhando no município de Guarulhos que nos últimos anos teve um alto crescimento populacional.

Esta é uma justificativa que nos mostra a urgência em realizar um planejamento para essa região. As grandes glebas não utilizadas acabam formando eixos físicos, que com o estudo sobre o projeto original para a região, podemos observar que se define em um grande espaço destinado ao uso institucional, com a presença de equipamentos como comércio central, teatro de arena e estádio de futebol que não foram implantados.

O Partido Arquitetônico utilizado originou-se também a partir do estudo aprofundado do projeto original do CECAP, como também o período do projeto, os arquitetos envolvidos e consequentemente toda uma escola de arquitetura que envolve estes mestres e suas realizações – A Escola Modernista de Arquitetura, principalmente a vertente da Escola Paulista.

O estudo seguiu este processo, pois foi considerado que o trabalho do projeto de intervenção é realizado dentro de um projeto implantado, já estabelecido e reconhecido como referência arquitetônica e urbanística, pois apresenta toda uma linguagem, conceito e forma.

Apesar de o projeto ter sido elaborado e executado em uma determinada época, foram estudados os elementos utilizados por esta escola de arquitetura, que até hoje servem de exemplo para as novas gerações de arquitetos. Além do estudo o novo projeto contempla a presença destes mesmos elementos como forma direta de referência ao contexto do entorno da nova implantação.

Como a intenção do projeto do Pq. Cecap foi a criação de um bairro residencial voltada aos trabalhadores das indústrias da região, dotado de equipamentos que suprisse as necessidades desses moradores, o projeto de intervenção levou em consideração estes aspectos, tendo em vista que o setor industrial continua estabelecido no entorno, principalmente próximo à Rodovia Presidente Dutra e a presença do operariado também é conhecida, somente com a mudança do perfil, pois hoje as grandes indústrias contam com a mão-de-obra especializada de seus funcionários.

Habitação

Conforme informado anteriormente a continuação da implantação dos edifícios habitacionais em forma de “freguesias” ocupam algumas parcelas das glebas não utilizadas, seguindo os locais indicados no projeto original.

Criação de novas vias

A criação de algumas vias se fez necessária para a organização do sistema viário e para a delimitação da área de intervenção. Como a continuação da Alameda das Angélicas, um grande eixo viário entre as ruas Marginal do Rio Baquirivú e Rua Guilherme Lino dos Santos, também como a continuação da Alameda das Tulipas até a Marginal do Rio Baquirivú.

Biblioteca

A biblioteca tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com