TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Um Texto Dissertativo

Monografias: Como Fazer Um Texto Dissertativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Como fazer uma redação dissertativa

Qualquer redação dissertativa ou não consiste numa estrutura básica, tendo conhecimento dela é possível escrever sobre qualquer assunto mostrando domínio e produzindo textos coerentes, desta forma você não corre o risco do texto se tornar cansativo e com muitas voltas.

A estrutura básica de uma redação é introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, isso é uma maneira superficial de se pensar, pois a redação exige uma estrutura mais completa, veja abaixo cada um dos itens estruturais de uma redação.

Titulo – Parte importante da redação dissertativa o titulo, muitas vezes esquecido, deve ser uma síntese do que o texto representa, e a melhor maneira de chegarmos a um titulo coerente é criando-o ao final do texto, pois a mente está fresca e podemos chegar a ele mais facilmente.

Introdução – A introdução consiste em um breve resumo do que será abordado no tema, ou qual será a opinião defendida no decorrer da redação dissertativa, lembrando que a introdução deve ser concisa, não muito longa nem curta, que estimule o restante da leitura, mas não entregue realmente o desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento – O desenvolvimento na redação dissertativa representa os argumentos do texto, ou seja, aqui você deve explicar sobre o assunto ou defender uma idéia, inclua aqui todas as informações pertinentes ao tema, sempre empregando clareza.

Conclusão – Como o nome diz é a parte final da redação dissertativa, é aqui que você deve abordar seus pensamentos finais sobre o tema, respostas a perguntas que ficam no ar ou simplesmente uma solução para um problema como um todo.

Modelo de redação dissertativa

De olho no legado.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, começamos a compreender o legado que irá ficar para a população em geral, moderna centros de treinamentos, áreas para prática de modalidades esportivas e centros de treinamento estão sendo criados, mas o que realmente a população poderá utilizar ainda é uma incógnita.

Em suas campanhas de lançamentos e no período que o país angariava votos para poder sediar tanto a Copa quanto os jogos Olímpicos incansáveis vídeos foram apresentados a exaustão, neles as cidades sede eram retratadas com seus pontos turísticos e o Brasil como um todo era exemplo de modernidade, porém, o que temos notado é que não é bem assim.

De fato, o Brasil está em fase de conclusão de doze novos estádios que serão sedes da Copa do Mundo, e a cidade do Rio já começa a receber obras para as Olimpíadas de 2016, mas o que podemos notar é que o entorno destes estádios ainda estão sem projetos definidos, nossos aeroportos continuam lotados e mostrando que o país não tem condições de receber milhares de turistas.

Além disso, o Brasil mostra que realmente pode concluir os seus estádios até a data de inicio da Copa do Mundo, mas vemos e temos acesso a diversas denuncias de superfaturamento, irregularidades em obras e condições de trabalho precárias nestes estádios, o que mostra o famoso jeitinho brasileiro de concluir seus desafios, mas isso não é motivo de orgulho para ninguém.

O grande fato que vemos é que os vídeos de lançamento de cidades como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com