TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Paulista Fala

Trabalho Escolar: Como O Paulista Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Charles Miller foi o responsável pela criação do primeiro torneio de futebol no Brasil, no estado de São Paulo.6 Charles introduziu as regras do futebol em seu país após seu retorno da Inglaterra, onde ele realizada seus estudos e descobrira o esporte.6 Em 14 de dezembro de 1901 é fundada a Liga Paulista de Foot-Ball, acrônimo LPF, sendo composta inicialmente por cinco equipes: São Paulo Athletic Club, Internacional, Mackenzie, Germânia e Paulistano.7 8 Entre abril e outubro de 1902 estas equipes competiram na primeira edição do torneio, que teve o São Paulo Athletic Club como campeão7 9 e o próprio Charles como artilheiro.10 Diferente da Argentina e do Uruguai, o futebol era restrito às elites em seus primeiros momentos no Brasil.6 11

Nos anos seguintes a popularidade do futebol foi crescendo. O Paulistano, uma equipe composta pelos filhos das famílias mais ricas de São Paulo12 , tornou-se a equipe mais forte do estado.13 Contudo, a base da popularidade do esporte começou a mudar após a brilhante turnê do Corinthian, uma equipe amadora de Londres, realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro.14 Eles venceram facilmente os melhores times brasileiros da época e causaram uma impressão bastante favorável nos fãns mais jovens do esporte.14 Pouquíssimo tempo depois, um grupo de trabalhadores inspirou-se neles e fundou o primeiro time popular da cidade, o Sport Club Corinthians Paulista.14 15

Time do Paulistano em 1901

Dos Anos 10 ao final dos Anos 30[editar | editar código-fonte]

Partida entre Palestra Itália e Corinthians no Estádio Palestra Itália na década de 1920

O crescimento da popularidade do futebol entre as classes mais baixas gerou um racha na LPF. Seus diretores defendiam que o futebol deveria continuar sendo um esporte das elites. Esta diferença de opinião levou a criação de outra liga, a Associação Paulista de Esportes Atléticos, acrônimo APEA, que promoveu o esporte dentre de todas as classes sociais. Corinthians, Palestra Itália, uma nova equipe composta por imigrantes italianos, e Paulistano ajudaram a compor a nova liga16 .

A LPF encerrou suas atividades em 1917. Até 1926, a APEA permaneceu sendo a única liga em São Paulo. Equipes fortes, grandes multidões e jogadores como Neco do Corinthians e Friedenreich do Paulistano contribuíram para a febre futebolística que converteu o futebol, de "diversão de estrangeiro", para o esporte mais popular no Brasil16 . Debates cercaram a questão de que se o futebol deveria ser profissionalizado ou se deveria permanecer um simples empreendimento amador. O Paulistano, recordista de títulos na época, recusou-se a tornar-se profissional e criou em 1925 a Liga dos Amadores de Futebol, acrônimo LAF. A competição entre as duas ligas alimentou a expansão do número de times e clubes do interior do estado começaram então a aderí-las16 .

A partir de 1930, com a queda da LAF e o encerramento das atividades do departamento de futebol do Paulistano, uma nova era no futebol paulista começou. Os jogadores tornaram-se profissionais em 1933, quando a Liga Bandeirante de Futebol foi criada16 . Corinthians e Palestra Itália assumiram suas posições como os times mais fortes e populares do estado. Então um novo clube surge para competir pelos corações dos torcedores. Alguns dissidentes do Paulistano, favoráveis à profissionalização, juntamente com os diretores da A.A. das Palmeiras se unem para formar o São Paulo Futebol Clube, a terceira força da cidade.17 18

O Paulistão de 1933 entrou para a história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro campeonato profissional de futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol profissional do Brasil foi um amistoso realizado na Vila Belmiro, em 12 de março, com vitória do São Paulo por 5 a 1 sobre o Santos. E Arthur Friedenreich, irônicamente um contrário à profisionalização, fez o primeiro gol "remunerado" da história do futebol do País.

Era moderna[editar | editar código-fonte]

Pelé com a camisa do Santos na década de 1960

A APEA cessou suas atividades em 1938, e após algumas mudanças de nome, a original Liga Bandeirante de Futebol tornou-se oficialmente a Federação Paulista de Futebol, acrônimo FPF, em 22 de abril de 1941. São Paulo assinou com Leônidas da Silva no ano seguinte e venceu cinco das oito edições seguintes do campeonato. O Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras em 1942 devido à Segunda Guerra Mundial e à lei que baniu referências no esporte às potências do Eixo, e foi o campeão daquele ano. O futebol cresceu dentro do estado e a segunda divisão foi criada em 1948, permitindo que equipes do interior participassem da competição principal. O XV de Novembro da cidade de Piracicaba foi a primeira equipe promovida à elite.

A Democracia Corinthiana na final do Campeonato Paulista de 1983

São Paulo, Palmeiras e Corinthians dominaram os títulos no começo dos anos 50.9 O Santos, mesmo competindo em alto nível, teria que esperar mais alguns anos para alcançar o status dos três da capital. No ano de 1957 o futebol viu o nascimento de seu maior jogador em todos os tempos: Pelé. Seus gols fantásticos levaram o Santos a vencer nove dos próximos doze campeonatos.9

Pelé foi o artilheiro do campeonato em todos os anos entre 1957 e 196510 , incluindo o recorde de tentos em uma única edição, 58 gols no ano de 1958.10 Naquele tempo, o Santos venceu uma série de competições, a nível estadual, nacional, continental e intercontinental. O Palmeiras, com a Academia comandada por Ademir da Guia, foi o único na época capaz de tentar frear tal domínio dos anos 60.

Desde os anos 60, o Brasil passou a desenvolver competições nacionais mais maduras, que passaram a competir com os torneios estaduais pela atenção dos torcedores. Demoraria, porém, um certo tempo para que a competição paulista perdesse seu espaço e muitos campeonatos ainda entrariam para a história do futebol brasileiro.

Na decisão do Campeonato Paulista de Futebol de 1973, um erro de arbitragem fez com que dois campeões fossem proclamados: o Santos e a Portuguesa. O jogo entre o campeão do primeiro turno (Santos) e o campeão do segundo turno (Portuguesa), terminou empatado por 0 a 0. Com o empate também na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O árbitro Armando Marques errou na contagem e encerrou as cobranças, quando o placar marcava 2 a 0 para o Santos, embora a Portuguesa ainda tivesse duas cobranças por efetuar. Depois de terminar a disputa, Marques se deu conta do erro, mas já era tarde, pois a equipe paulistana já havia deixado os vestiários. A solução da FPF foi dividir o título.

Em 1977, o Corinthians encerrou a amarga espera de 23 anos sem títulos ao bater a Ponte Preta na final do campeonato. Depois disso, o começo dos anos 80 ficou marcado pelas batalhas entre Corinthians, de Sócrates, e São Paulo, de Serginho Chulapa.

A Democracia Corintiana venceu em 1982 e 1983 enquanto introduziu uma nova filosofia de gestão da equipe, na qual os jogadores participavam de todas as decisões. O São Paulo tornou-se a equipe mais bem sucedida da década, vencendo as edições de 1980, 1981, 1985, 1987 e 1989, sendo estes últimos anos marcados pelo surgimento de jogadores como Müller e Silas, conhecidos na época como os "Menudos do Morumbi".

Em 1996, a Inter de Limeira protagonizou uma grande zebra, ao derrotar o Palmeiras na final do campeonato, em pleno Estádio do Morumbi. Em 1990, o Bragantino e o Novorizontino fizeram a primeira final só com equipes do interior, marcando a maior zebra da história do Paulistão.

Em 1993, com estrelas como Evair, César Sampaio, Roberto Carlos, Zinho e Edmundo, o Palmeiras foi outro time grande que encerrou um longo jejum de títulos, de 16 anos, interrompendo o tabu com vitória por 4 a 0 sobre o arquirrival Corinthians19 . Os torcedores do alviverde ainda viram a equipe vencer em 1994 e 1996. Neste último, o título representou a melhor campanha de uma equipe na era profissional do Campeonato Paulista20 . Cafu, Rivaldo , Djalminha e Müller são alguns dos jogadores da "Máquina verde", que marcou 102 gols no campeonato de 1996.

O Corinthians conquistou o troféu cinco vezes no período de 1995 a 2003, tornando-se assim a equipe mais bem sucedida nos primeiros 100 anos do Campeonato Paulista, com 25 títulos.

Desde 2000, o Campeonato Paulista tem perdido a sua popularidade. As principais equipes do estado de São Paulo tratam o torneio como "preparação" para torneios mais cobiçados, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. Contudo, o Paulistão ainda mantém sua importância, ao promover a revelação de novos talentos e sustentar as bases futebolísticas do interior do estado, além de cultivar a rivalidade, especialmente entre os grandes clubes.

No Século XXI, o Santos vem sendo o grande conquistador de títulos. Desde 2001, a equipe do litoral venceu cinco campeonatos e teve estrelas como Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar. O Corinthians, que é o maior vencedor da história da competição, vem na sequência com quatro títulos.

Organização[editar | editar código-fonte]

O primeiro Campeonato Paulista foi organizado em 1902 pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF), entidade fundada em 1901, e contou com 10 equipes da capital.21 Na década de 1910, aconteceu a primeira cisão no futebol paulista, que resultou na fundação da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). A nova entidade, que organizou

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »