TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais - O Ensino Da Leitura

Ensaios: Competências Profissionais - O Ensino Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  389 Visualizações

1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

Cada individuo possui um conhecimento prévio e uma motivação , sendo eles individuais e diferentes. Logo a leitura também passa ser uma experiencia indivual, pois cada um relacionara o conteudo lido as suas vivencias anteriores e até mesmo a sua realidade.

Também leva-se em considerão o tipo de leitor que cada indivuduo é, ativo ou passivo, pois seu contato e a compreensão da leitura também influência diretamente para dar significado ao que foi lido.

2. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.

a. Por que isso acontece?

Isso ocorre pois a interpretação da obra é indivudual, pois como citado na questão anterior, o conhecimento prévio e a compreensão são questões individuais de cada individuo. Logo a representação da mesma também será diferente uma da outra.

b. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

O prefessor deve sempre respeitar as particularidades e os conhecimentos prévios de cada aluno. É interessante que o professor conheça um pouco da realidade de sua turma, para que compreenda melhor a representação, atitudes e entre outras particularidades de cada aluno, e como mediador, fazer com que a leitura, ou até mesmo as aulas propostas seja mais significativas.

Referências bibliográficas

Solé, Isabel Gallart, Estratégias de Leitura, Ed. Artmed (1998)

http://educacao.uol.com.br/portugues/leitura-por-que-ler-e-fundamental.jhtm . Acesso em: 27 set. 2014.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com