TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação não Verbal

Dissertações: Comunicação não Verbal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Não Verbal - Braços

A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como: Kinésica ou Quinésica e o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visuais, auditivo ou táctil, de acordo com a situação.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Aprender a ler o corpo nos ajuda a compreender melhor as pessoas que estão à nossa volta, além de melhorar a nossa comunicação.

Cada vez que acompanhamos as nossas palavras com algum gesto, um olhar, um sorriso, um movimento estamos expressando melhor os nossos verdadeiros pensamentos e sentimentos.

Com a linguagem corporal podemos mostrar nossos sentimentos de forma discreta, como uma grande felicidades, ou um momento de raiva, de ciúmes, de sedução entre outros tipos de sentimento.

Podemos conhecer uma pessoa apenas por seus movimentos e expressões, podemos sentir a alto-estima, e confiança em que ela se sente naquele momento ou sobre aquele assunto. Isso ajuda no desenvolvimento de uma conversa, de um relacionamento, de uma ação. A fala expressa claramente o que a pessoa quer dizer, mais isso conta com a ajuda dos movimentos corporais, assim, podemos notar que pelo menos 50% de uma conversa é feita por uma linguagem corporal.

Existem sinais que, de acordo aos estudos da kinésica, mostram características próprias de comportamentos característicos em indivíduos.

Agressividades

Manipulação

Submissão

Auto-confiança

Os gestos são amplamente utilizados dentro da linguagem corporal. O ser humano passa o dia inteiro fazendo gestos com todas as partes do seu corpo. São tantos, que até passam despercebidos.

Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são aquelas posturas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).

A linguagem não verbal é, inclusive, mais importante do que o que dizemos com os lábios, pois estes gestos e posturas são os que entregam (ou não) sentimento e validade às nossas expressões verbais.

Postura dos braços

Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem.

• Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança sobre um certo assunto, ou uma situação constrangedora, assim a pessoa se fecha como uma proteção, para que nada possa atingir ou se aproximar podemos dizer assim.

• Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade, notamos isso quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com