TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidades Tribais

Pesquisas Acadêmicas: Comunidades Tribais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Comunidades Tribais O processo educativo dentro do contexto e da cultura das comunidades tribais.

01 - O que são sociedades tribais? São as primeiras formas de organização social e humana. Essas organizações são conhecidas por povos primitivos. No Entanto, ainda hoje há pessoas vivendo em comunidades tribais.

02 - O que significa educação difusa? A educação difusa não tem lugar marcado para aprender, ele aprende a cada dia algo novo, como a vida, um aprendizado, pela imitação. As crianças aprendem imitando os adultos, a formação abrange todo o saber da tribo. As crianças aprendem para a vida e por meio da vida. 03 - Como se dá a educação nas comunidades tribais? O Conhecimento é universal por meio da educação difusa e não formal, passa de uma geração para a outra. A adaptação dos jovens aos valores e costumes da tribo recebe considerável atenção, não há castigos. Educa-se com paciência, respeitando o ritmo de cada um. 04 - Como a Educação pode trabalhar com a pluralidade de culturas? A Educação poderá contribuir para que a pluralidade cultural seja mais enriquecedora e menos fonte de tensões e conflitos na contemporaneidade. O conceito de interculturalismo deve estar presente na educação. A educação intercultural é a resposta que a educação pode dar ao pluralismo cultural.

05 - Qual a função da escola no processo de inclusão social? A Função da escola com a inclusão deve entender ao pluralismo cultural do seu anulado e buscar respostas para as necessidades especiais individuais. Se antes cabia ao aluno com deficiência se adaptar a escola inclusiva, agora dentro da concepção da escola inclusiva, é ela quem deve se adaptar ao aluno. A escola tem, que ter um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos passam pensar, inclusão é mais que rampas e banheiros adaptados, os professores e alunos devem aprender uma lição que a vida dificilmente ensina : respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passa para construir uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com