TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Genero Textual

Trabalho Escolar: Conceito De Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

HELENICE DE BRITO

EDUCAÇÃO

INFANTIL

Primavera do Leste

2012

HELENICE DE BRITO

EDUCAÇÃO

INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso, Educação da Criança de 0 a 5 Anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização I, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pedagogia.

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagulha, Alexande Vilas Bôas, Raquel Franco.

Tutora Eletrônica: Francisca Leite Carvalho.

Primavera do Leste

2012

INTRODUÇÃO

Podemos refletir que nessa unidade você será levado a refletir sobre ações indissociaveis na educação infantil: cuidar e educar.Não é uma tarefa fácil, principalmente quando requer do educador infantil uma profunda análise sobre as suas concepções de infância, bem como a análise das formas existentes de organizar o trabalho pedagógico, direcionada para as crianças de zero a cinco anos, pertencentes ao programa da educação infantil.

Este fato se justifica infelizmente por encontrarmos ainda hoje presente no discurso popular a crença de que a crianças precisam somente de cuidados uma vez que elas não entendem não aprendem nada nesta fase.

No entanto, a criança nos dias de hoje, traz a expectativa da criança que deve viver o tempo presente como criançã e não como adulto,que deve ser autônoma nas suas aprendizagens, estar sempre pronta a aprender e a prender; a crescer; a construir novos conhecimentos, tendo assim, na figura do aduto, apenas seu mediador e não seu instrutor.Deste modo, não admite que as criaças do pre escola receba apenas cuidado do seu educador, mas é ditreito da criança e responsabilidade do educar infantil que atua no berçário e na pré- escola organizar o seu trabalho pedagógico contemplando objetivos e conteúdos que envolvam o cuidar e educar.

Portanto é fato que os atos de cuidar e educar presente na prática pedagógica mediadora do educador infantil auxilia a aprendizagem das capacidade das crianças, e consequentemente o seu desenvolvimento global.

Assim, são imprescindíveis e necessários na organização do trabalho pedagógico.

DESENVOLVIMENTO

Este é o nosso desafio que organiza uma educação infantil que respeite as necessidades das crianças oferecendo-lhe um espaço adequado e seguro, num tempo planejado que permita a construção de novos saberes, levando-a a desvendar o mundo ao seu entorno, possibilitado por uma mediação docente, onde a criaça possa brincando e aprendendo ser feliz, pois, o seu direito de ser criança é respeitado.

Nos dia de hoje as crianças, traz uma expectativa da criança que deve viver o tempo presente como uma criança que deve ser respeitado pela a sociedade.

Na avaliação escolar são necessários instrumentos que acompanhem o processo de construção do conhecimento escolar, dessa forma, deve se considerar a utilização de instrumntos diversificados, que alcancem as especifidades da evolução da criança.

O desenvolvimento da criança tem sido demonstrado por inúmeros auto res que atetam a sua importancia já que proporciona muitas maneiras de levar a criança a aprender de forma motivada e significativo com uns dois autores como: Piaget (1978), Vygosts ky (1984) e Antunes (1998) entre outros que apresentam estudos importante que significativa sobre a utilização dos jogos na Educação Infantil.

Presizamos planejar e preparar e realizar o procedimento que tanto promover o bem – estar quanto um momento no qual a criança experimenta sesações, entra em contato com a água e objetos e interage com o aduto e com as outras crianças. Assim, pode-se inferir que o planejamento é uma atividade que orienta quais caminhos o professor deve tomar em relação ao processo de ensino e de aprendizagem, com vista a antigir os melhores resultados possíveis.

Deste modo, vale destacar a colaboração de educadores que ao longo da história da humanidade renovaram com suas ideias despojadas as concepções e as práticas da educação infantil, cujos pensamentos perduram até hoje,e que com certeza influenciam o fazer do educador infantil. Como pode ser visto as concepções de ensinar e aprender vêm se ressignificado ao longo da hitória, graças à contribuição de educadores renomados, o que faz com que se reflita a função do ato de planejar, uma vez que se considera que em todo planejamento estão implícitas também as concepções do educador infantil.

Assim, é importante que o educador compreenda que o planejamento é um processo ativo, cheio de vida, que contribui tanto com o trabalho docente como discente. Portanto, é evidente que o Educador Infantil ao planejar sua aula visa “antigir os objetivos propostos, superar dificuldades e controlar a improvisação” (HAIDT, 2003,p105), não devendo conceber o planejamento como uma mera formalidade burocrática sem finalidade educativa. Foi elaborado com o (RCNEI) um momento em que as creches e pré- escolar buscavam interligar os cuidado à educação, e, ainda, às brincadeiras, que o ministro da Educação e do Desporto Paulo Renato Sousa, o documento é fruto de um amplo debate nacioinal, com a participação de profissionais que atuam com crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com