TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condominio

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SERRA DO CARMO

VINICIUS BUCAR VASCONCELOS

CONDOMÍNIO EDILÍCIO

PALMAS

2015

VINICIUS BUCAR VASCONCELOS

CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Trabalho Científico apresentado como requisito para aprovação na disciplina Civil V do curso de Graduação em Direito da Faculdade Serra do Carmo.

PROFESSOR ORIENTADOR: ROGER RODRIGUES LIPPI

PALMAS

2015

INTRODUÇÃO:

Temos como conceito de Condomínio Edilício o conjunto de edificações que possui partes exclusivas e partes de uso comum, o texto de lei surgir para regulamentar esse tipo de edificação tão presente em nossa atualidade, tendo em vista que com o crescimento das cidades, ficam as pessoas sujeitas a dividir espaços de uso comum.

O primeiro diploma a tratar do condomínio edilício ou em edificações, também chamado de horizontal ou especial, foi o Decreto-Lei n. 5.481, de 25 de junho de 1928 que foi, posteriormente modificado pelo Decreto-Lei n. 5.234, de 8 de fevereiro de 1943.

O condomínio em edifício caracteriza-se pela apresentação de uma propriedade comum ao lado de uma propriedade privativa. Cada condômino é titular, com exclusividade, da unidade autônoma, seja apartamento, escritório, sala, loja, sobreloja, garagem, e titular de partes ideais das áreas comuns, assim como terreno, estrutura do prédio, telhado, rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, calefação e refrigeração central, corredor de acesso às unidades autônomas e ao logradouro público etc.

Nesse sentido, dispõe o art. 1.331 do CC: "pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedades comuns dos condôminos".

Pereira prevê uma idéia de propriedade, e ainda, uma idéia de condomínio. O doutrinador diz:

Propriedade individual, exclusiva, sobre a unidade autônoma, subordinada embora a sérias restrições (o que não é estranho ao conceito do domínio tradicional). [...] Condomínio sobre o solo, sobre os elevadores do edifício, sobre a caixa-d’água, sobre o saguão da entrada, sobre as partes enfim que interessam ao prédio como unidade arquitetônica. [...] A nosso ver há uma compropriedade e uma propriedade individual, que vivem juntas [...].

Portanto, Pereira ainda ressalta que o condomínio edilício funde o domínio singular com o domínio comum, formando "um direito diferente, que amalgama as noções de propriedade e de co-propriedade”.

No condomínio, há a delimitação das quotas-partes em que se divide a coisa entre os condôminos. O condôminio horizontal é denominado assim, quando apresenta-se como uma propriedade exclusiva e autônoma das unidades que o compõem, juntamente com um condomínio do terreno e das partes comuns do prédio. O Código Civil de 2002, trás o Condomínio Edilício por corresponder à forma de construção própria das cidades, sendo as leis emanadas dos “edis” ou “edil”, termo que designa a pessoa que tem a função de vigiar a lei das edificações. Em outros termos, é a pessoa que cuida da cidade, fazendo prevalecer as posturas e os regulamentos no planejamento e organização do Município.

A Lei nº 4.591/64 – Condomínio em Edificações, permanece em vigor nas questões não abrangidas pelo Código Civil de 2002. Em seu art.1º, a lei enquadra neste regime toda edificação ou conjunto destas, de um ou vários pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, com partes individuais e partes comuns, sem definição do número de peças de cada unidade e independentemente da sua natureza residencial ou não residencial. A lei exige a construção sob forma de unidades autônomas, sendo uma condição da lei, então cada unidade deve ser tratada individualmente, e deverá ser assinalada por indicação numérica ou alfabética, para possível identificação ou discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com