TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguro Ao Condominio

Trabalho Universitário: Seguro Ao Condominio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Seguro de condomínio

Seguro de condomínio é também um seguro multirriscos, embora a sua obrigatoriedade legal se limite á cobertua de incêndio.

O condomínio poderá ser indenizado dos prejuízos garantidos pelo seguro em dinheiro, por reparo ou por reposição dos bens danificados, mediante acordo entre as partes. O prazo de pagamento da indenização é de 30 dias após a entrega de todas as informações e documentos solicitados. Na hipótese de a seguradora não cumprir esse prazo, terá de pagar multa de 2% mais juros de 1% ao mês, em valores atualizados pelo índice de inflação previsto no contrato, geralmente o IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do valor de indenização será descontada a parcela de participação do condomínio (franquia), prevista para cada uma das garantias contratadas, de acordo com a apólice. No caso de um acidente amparado por várias coberturas, o condomínio será indenizado pela que lhe for mais favorável, mas não pela soma dos valores previstos para cada uma das garantias. Vale destacar que se houver um incêndio que destrua o condomínio, a indenização será para reconstruir o prédio, calculada de acordo com o valor do metro quadrado ou pelo índice CUB (Custo Unitário Básico da construção, que reflete a variação mensal dos custos de materiais e mão de obra, com utilização de metodologia definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas /ABNT). Quando se tratar de bens, móveis e utensílios de uso comum do condomínio perdidos por incêndio ou roubo, a indenização está limitada à importância contratada na apólice, respeitando o valor atual menos a depreciação pelo uso, estado de conservação e idade desses itens. Danos materiais A indenização será baseada no “valor atual” de cada bem, ou seja, no custo de reposição do bem no dia e local do acidente (“valor de novo”), descontadas as depreciações pela idade, uso e estado de conservação. A maioria das seguradoras paga uma indenização complementar correspondente ao valor da depreciação quando a importância segurada (limite máximo da cobertura contratada) excede o “valor atual”. O mesmo critério é adotado quando o condomínio repõe ou repara o bem sinistrado por novo pelo orçamento de menor valor e/ou tenha dado início à reconstrução do bem danificado no prazo de até 180 dias. Mas esse complemento da indenização somado à indenização inicial nunca poderá ficar acima do dobro do “valor atual” de reposição. O costume é a seguradora solicitar ao segurado três orçamentos dos reparos no imóvel, indenizando pelo menor deles. Tais conceitos – valor atual, valor de novo, limite máximo de cobertura, etc. – constam da apólice e devem ser cuidadosamente lidos pelos responsáveis pela administração do condomínio segurado.

Entenda o seguro multirrisco condomínio Aconteceu um sinistro... • O que é preciso fazer para solicitar uma indenização? • Como a indenização é calculada? • Se o condomínio sofrer um incêndio, a indenização é pelo valor segurado integral? • O seguro condomínio tem franquia? • Qual o risco de o condomínio perder os direitos do seguro? O que é preciso fazer para solicitar uma indenização? A primeira providência a ser tomada quando ocorre um acidente é avisar o corretor que representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com