TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Do Sentido Do Texto

Dissertações: Construção Do Sentido Do Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Elaboramos este projeto com base em pesquisas teóricas e também no autor Monteiro Lobato. A nossa ferramenta principal foi a obra viagem ao céu, conforme desenvolvemos o estudo percebemos as inúmeras possibilidades que podíamos trabalhar com esta obra.

HISTÓRIA DE MONTEIRO LOBATO

Em 18 de abril de 1882 nasce José Renato Monteiro Lobato, e mais tarde decide chamar-se de José Bento Monteiro Lobato, conhecido como Juca, Monteiro brincava com as irmãs mais novas Ester e Judite. Naquela época não havia tantos brinquedos, eram tocos feitos de sabugo de milho, chuchu, mamão verde...

Adorava os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé. Leu tudo que havia para crianças em língua portuguesa.

Em 1900, aos 18 anos entra para a faculdade de direito por imposição do avô.

Casa-se com Maria Pureza da Natividade, teve quatro filhos com ela. Sua moradia é no interior sempre escrevendo e enviando caricaturas para jornais e revistas.

Em 1911 seu avô morre e deixa-lhe a fazenda de Buquira passando de promotor a fazendeiro. As dificuldades em sua fazenda o fazem vendê-la e mudar-se para São Paulo. Na fazenda escreveu o Jeca Tatu símbolo nacional.

Compra a revista do Brasil e começa a editar seus livros para adultos, iniciando com Urupês 1918. Em 1920 Lança a menina do narizinho arrebitado, seu primeiro livro para crianças.

A primeira editora nacional foi Monteiro Lobato & Cia. Antes de Lobato os livros do Brasil eram impressos em Portugal; com ele inicia-se o movimento editorial brasileiro.

Em 1931 volta dos EUA pregando a redenção do Brasil pela exploração do ferro e do petróleo. Começa a luta que o deixará pobre, doente e desgostoso. Havia interesse político em dize que no Brasil não havia petróleo. Foi perseguido, preso e criticado porque teimava em dizer que no Brasil havia petróleo e que era preciso explorá-lo para dar ao seu povo um padrão de vida à altura de suas necessidades.

1940 Envia a Getúlio Vargas carta acusando o Conselho Nacional de Petróleo de agir contra os interesses do país. Por causa dela, é detido em São Paulo no inicio do ano seguinte e condenado a seis meses de prisão.

1946 Vai morar em Buenos Aires, onde funda duas editoras, retornando ao Brasil um ano depois.

1948 morre Monteiro Lobato.

RESUMO DO LIVRO VIAGEM AO CÉU

A turma do picapau amarelo está no mês de abril, e esse mês eles costumam tirar para “lagartear”, ou seja, não fazer nada. Mas como não fazer nada não é emocionante, as crianças foram fazer uma turnê pela galáxia passear pela Lua, Marte, Saturno, etc.

Essa aventura começa com Emília, mesmo sabendo que era o mês do lagarto resolve pedir para tia Nastácia fazer um novo Visconde, visto que no ultimo capítulo do livro Reinações de Narizinho o Visconde deixa de existir por causa de um acidente. Tia Nastácia sabendo que com a bonequinha não adiantava dizer não, foi logo resolvendo o problema para se livrar da Emília e fez um simpático Visconde que foi batizado como Dr. Livingstone, pois esse novo Visconde não parecia com o velho.

Após uma aula dada a Pedrinho pela Dona Benta sobre astronomia, a criançada do sítio teve a ideia de usar o pó de pirlimpimpim para excursionar pela lua, levaram a Tia Nastácia, o Burro Falante e o Visconde deixando a Dona Benta curtir o descanso.

Quando todos já estavam na lua conheceram o simpático São Jorge e seu dragão, mesmo apavorada Tia Nastácia ficou na lua cozinhando para São Jorge por alguns dias até que as crianças voltassem da excursão pelos outros planetas.

Voltando dos outros planetas as crianças do sitio passaram na lua para pegar a Tia Nastácia. Chegado ao sítio eles se depararam com um grupo de astrônomos que não acreditaram nas histórias de Emília, a boneca ficou chateada, pois dessa vez o que ela contava era verdade conseguiu fazer com que os estudiosos voltassem para suas casas.

OBRAS DE MONTEIRO

1918 – Urupês; Ideias do Jeca Tatu, conto.

1920 – Cidades Mortas; Negrinha, conto.

1921 – O Saci, Fábulas de Narizinho; Narizinho arrebitado, literatura infantil.

1922 – O Marquês de Rabicó, literatura infantil.

1923 – O macaco que se fez homem; Mundo da lua, romance.

1927 – Caçadas de Hans Staen, literatura infantil.

1930 – Peter Pan, literatura infantil.

1931 – Reinações de Narizinho; Viagem ao céu, literatura infantil.

1933 – Caçadas de Pedrinho, literatura infantil.

1934 – Emilia no País da gramática, literatura infantil.

1935 – Histórias das invenções, literatura infantil.

1936 – Memórias da Emilia, literatura infantil.

1937 – Histórias de Tia Nastácia, Serões de Dona Benta, literatura infantil.

1939 – O Picapau Amarelo, literatura infantil.

FÁBULAS

• O cavalo e o Burro

• A coruja e a águia

• O lobo e o cordeiro

• O corvo e o pavão

• A formiga má

• A graça velha

• As duas cachorras

• O jaboti e a peúva

• O macaco e o coelho

• O rabo do macaco

• Os dois burrinhos

• Os dois ladrões

• A caçada da onça

PROJETO

JUSTIFICATIVA

Aprimorar as habilidades dos alunos em conjunto com suas competências para facilitar a interpretação nas diversas atividades que permeiam a vida acadêmica.

OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com