TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Do Texto

Dissertações: Leitura E Os Sentidos Do Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e os Sentidos do Texto

Leitura e produção de texto são desenvolvidos através de vários pontos que são: foco no autor, foco no texto, foco na interação autor- texto- leitor, intertextualidade, intertextualidade implícita ou explicita.Tudo depende diretamente da concepção de sujeito, língua de texto e de sentido que se aplica na leitura .

Foco no autor significa ler as idéias transmitidas pelo autor, independente do conhecimento do leitor. Foco no texto é o reconhecimento dos sentidos das palavras codificadas no texto, fazendo com que o leitor as decodifique para entender o que esta lendo. Foco autor-texto-leitor os sujeitos (autor e leitor) são vistos como construtores sociais, causando uma interação entre o autor e o leitor através do texto. Intertextualidade é um texto dentro de outro texto podendo ser visualizado de forma implícita quando não há citação na fonte fazendo com que o leitor busque na memória para que construa o sentido do texto, ou também pode ser explicita quando indica de onde veio o texto inserido dentro do outro, ou seja, quando há citação na fonte.

Durante uma leitura espera-se do leitor que critique,contradiga , avalie que concorde ou não com a informação que esta obtendo durante a leitura sendo de extrema importância reagir diante do que esta sendo lido, criando estratégias de leitura que são compostas por antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido. O sentido da leitura depende do leitor, do local onde vive dos seus costumes, dessa maneira não é possível que exista apenas um sentido para cada texto, pois um mesmo texto lido por leitores diferentes em épocas diferentes pode gerar várias interpretações de uma pessoa para a outra.

A interação entre o conteúdo do texto e o leitor é medida pela intenção com que lemos o texto, ou seja, o objetivo da leitura. Nós lemos por vários motivos, para mantermos informados (jornais, revistas), para realizar trabalhos, ou até mesmo por prazer cabe a cada um encontrar o seu sentido do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com