TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Do Texto.

Monografias: Leitura E Os Sentidos Do Texto.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

“Lectura”, derivada do latim, originalmente com o significado de eleição, escolha, lei-tura. Leitura é a ação de ler algo. É a forma como se interpreta um conjunto de informações, presentes em um livro, em um jornal, revista, etc. A leitura não ocorre apenas com a decodifi-cação de textos escritos, mas também de linguagens não verbais, pois há uma forte ligação entre a linguagem das imagens e a escrita.

Kleiman (1997) reforça as concepções de leituras inter-relacionadas de Martins (1986) ao apontar a leitura como um conjunto de processamento de três níveis de conhecimento: o conhecimento linguístico (quando o leitor compreende e atribui significados ao texto), conhe-cimento textual (quando percebemos se o texto é coerente ou não) e o conhecimento prévio (é o que o leitor tem sobre o mundo em geral). Esses três níveis são ativados de forma interligada para que haja a compreensão global do texto. Essas concepções descritas esclarecem que a leitura é uma atividade interativa do ponto de vista que se utiliza diferentes conhecimentos e sentidos para realizá-la.

São muitas as concepções de leitura, quando o foco é no autor, o texto mostra justa-mente o que o mesmo quer nos passar, quais são suas ideias, que tipo de pensamento deseja nos informar. De certa forma a leitura faz com que os pensamentos do autor sejam passados para o leitor, que recebe essas informações e pode até ser influenciado por aquilo que leu.

Quando o foco da leitura se baseia no texto, o leitor tem que levar em consideração o conhecimento da língua, e ainda observar os sentidos das palavras que juntas podem formar outros sentidos, assim o leitor consegue saber exatamente o que o texto quer dizer. Conhecer as palavras é fundamental, pesquisa-las em dicionários é um recurso sempre válido, todo tipo de informação referente à língua faz toda a diferença na hora de ler o texto e assim entende-lo.

As concepções de leitura não param por aí, também é importante, no momento da lei-tura, o conhecimento de mundo que o leitor tem. Um leitor de certa parte do nordeste, com facilidade saberá o que é a “caatinga” descrita em textos literários de autores como Elomar Figueira Mello. Saberá com a mesma facilidade o que é o "catador", um tipo de feijão que é plantado no sertão.

Segundo Frank Smith a leitura tem quatro características: é objetivo, seletivo, anteci-patório e é baseado na compreensão. Assim nesse sentido, quem lê, não o faz pura e simples-mente de forma aleatória, mas tem sempre uma intenção, ou uma busca por algum conheci-mento ou simplesmente o faz em busca de diversão e prazer.

O texto é uma mensagem, uma passagem falada ou escrita que forma um significado. Em linguística ( ciência que estuda a língua), tipos textuais referem-se à estrutura que com-põem os textos. Raramente um texto é construído com um só tipo, ou seja, podemos encontrar vários tipos em um só texto. Os tipos textuais são:

Texto narrativo: A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato e acontecimento narrado, reais ou imaginários. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Não existe texto totalmente narrativo. Um caso clássico de narrativa são os contos de fada. Exemplo: “(...)Mas, naquele momento, Sosu só conseguia pensar nas crianças, nos doentes, nos mais velhos e nos animais que corriam perigo. O olhar de Fusa não dizia apenas que ele sabia onde estavam os tam-tans, mas também: ‘Não tenha medo, vamos nos sair bem!’. Foi então que, conduzido por seu cachorro, Sosu saiu da casa e enfrentou a tempestade! A água subia até as patas de Fusa, e o vento soprava uivando, arrancando tudo por onde passava.(...)” .

Texto Argumentativo: A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos. O texto procura convencer, propondo ou impondo ao receptor uma interpretação particular de quem o produz. A argumentação comporta três etapas: Uma tese, que enuncia ponto de vista que será objeto de demonstração; os argumentos, elementos abstratos geralmente apresentados em ordem cres-cente de importância e que justificam a tese; e as provas que sustentam os argumentos e que devem ser elementos concretos ( fatos ocorridos, depoimentos ou citações de intelectuais re-conhecidos, fatos históricos etc). Exemplo: “(...) Mesmo sendo minoria, boa parte dos colégios abaixo da meta ainda não dá sinais de que possa alcançar a meta, que sobe a cada Ideb: 1.221 delas viram o Ideb 2011 cair em relação ao de 2009, o que indica um afastamento ainda maior da projeção feita pelo governo. Nesse grupo, 28 escolas estão nesta situação em ambos os ciclos do fundamental.(...)”.

Texto Expositivo: A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação. Exemplo: “(...)O número de famílias benefi-ciadas no Garantia Safra será ampliado para 1,2 milhão. Além disso, as parcelas também serão estendidas enquanto a forte estiagem durar no Nordeste.(...)”

Texto Descritivo: Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante pre-sença de adjetivos. Representa objetos e personagens que participam do texto narrativo. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais. Exemplo: “O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, que foi internado neste sábado (8) em um hospital de Pretória por uma infecção pulmonar, está respirando sozinho, informou o governo do país. Seu estado é grave, mas estável. 'Nesta madrugada, seu estado se agravou e ele foi transferido a um hospital de Pretória. Permanece em estado grave, mas estável', afirma um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente sul-africano Jacob Zuma.”

Texto Injuntivo (ou apelativo): A palavra injunção significa ordem formal, imposição, exigência. Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução, regulamento, regras de jogo, etc. Exemplo: “(...) As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com