TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura, Texto E Sentido

Artigos Científicos: Leitura, Texto E Sentido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

Letras Vernáculas

Leitura, Texto e Sentido

• Concepção de Leitura

• A interação autor - texto - leitor

• Leitura e Produção de Sentido

• Fatores de Compreensão da Leitura

• Escrita e Leitura: Contexto de Produção e Contexto de Uso

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria, Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3 ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2010.09

As autoras ressaltam a importância da leitura na vida do ser humano e mostram que o conceito da mesma varia de acordo com a concepção adotada em relação a sujeito, língua, texto e sentido.

Na Compreensão de língua como representação de pensamento, com base na ideia de Koch, o autor assume o papel de senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, onde o leitor deve apenas reconhecer as intenções do autor, tornando-se assim passivo.

Partindo para a percepção de língua como código, veremos que esta exige do leitor apenas o conhecimento do código utilizado para posterior decodificação do texto, diferente da concepção interacional da língua, onde se faz necessário a interação entre o texto e o sujeito onde a leitura produz um sentido e exige do leitor um saber além do código linguístico.

Na interação entre autor-texto-leitor onde a leitura é vista como uma atividade de produção de sentido espera-se que o leitor interaja com o texto – discordando ou não, levando em consideração o seu conhecimento sobre o tema e o autor – e isto tem influenciado pesquisas que ressalta a importância do ensino de elaboração de estratégias de leitura abrangendo elementos como: seleção, antecipação, interferência e verificação.

Ao assumirmos o papel de leitores ativos é possível relacionar aquilo que já conhecíamos e aquilo que passamos a conhecer através de questionamento, intervenção e comparações acerca do assunto pautado.

¬¬¬É importante ressaltar que para que haja uma constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor um fator importante deve ser levado em consideração: os objetivos da leitura. São eles que darão rumo a leitura de um determinado texto. O conhecimento do leitor também deve ser considerado numa leitura de produção de sentido, lembrando que este irá variar de um leitor para outro e isto implica aceitar os múltiplos sentidos atribuídos a um mesmo texto desde que o leitor também considere as sinalizações deste.

Para o leitor compreender a leitura irá depender de vários fatores que poderá facilitar ou não o seu entendimento. O conhecimento, a experiência, a cultura, o tempo em que foi produzido. O exemplo citado é um texto bula que para um entendimento o leitor precisa ter conhecimento sobre determinados assuntos, como farmacêutico, político, língua e de mundo. Cria-se um código especifico para um grupo de leitor que entende rapidamente o que o texto expressa, criticas e denúncia sobre a política do Brasil. Este texto não é pra qualquer leitor e sim para um especifico grupo de leitores.

Os vários derivados que colaboram para a compreensão da leitura, alem do autor e do leitor sobre a legibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com