TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo de Alcool por Adolecentes

Por:   •  20/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O consumo de bebidas alcoólicas geralmente ocorre na adolescência, período caracterizado por grandes mudanças e por novas descobertas, sendo uma delas a curiosidade pelo álcool, e com isso o consumo frequente e a dependência precoce. O uso do álcool tem aumentando significativamente os problemas de saúde na vida adulta, além de prejudicar a convivência com a sociedade.

O alcoolismo é definido pelo hábito de ingerir bebidas alcoólicas em excesso segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2011). Apesar de o álcool trazer muitas consequências negativas para quem o consome, ele tem seu consumo liberado, sendo até mesmo incentivada pela sociedade, através de propaganda na televisão, publicidade em festas e em rádios, apesar de sabermos que o álcool pode provocar e desenvolver dependência. Apesar da venda de bebidas alcoólicas ser proibida para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), o consumo de álcool pelos jovens ainda é uma coisa muito comum, seja no ambiente domiciliar, em festas, ou mesmo em lugares públicos. Estudos têm demonstrado que o uso de álcool na adolescência está interligado com fatores de uso de substâncias psicoativas por familiares e amigos, além de conflitos com os pais e sentimentos negativos como tristeza e solidão.

Quando consumido de maneira abusiva, o álcool é prejudicial tanto para saúde quanto para a sociedade. A partir dessas considerações visa-se responder as seguintes perguntas: o que influência os adolescentes ao consumo de bebidas alcoólicas? Por que cada vez mais cedo os jovens começam a beber? Por que a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade não é cumprida? Quais os problemas decorrentes disso?

Para o presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, teses, artigos e documentos da Organização Mundial da Saúde.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Esta pesquisa aborda o consumo de álcool na adolescência, com o objetivo de identificar os motivos que leva aos adolescentes a consumirem álcool de forma excessiva. Além de apresentar os efeitos que esse fator causa para a sociedade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Compreender a motivação do público-alvo a consumir álcool excessivamente;

*Analisar a violação da lei pela sociedade;

*Identificar os problemas que o consumo abusivo traz para os adolescentes;

3. JUSTIFICATIVA

Verificar a frequência de utilização precoce de álcool é de extrema relevância para a saúde coletiva, uma vez que, além de estar associado a danos à saúde, também pode estar relacionado ao uso de outras substâncias, comportamento sexual de risco, e envolvimento com episódios de violência e acidentes. Além disso, o uso abusivo pode levar à dependência e é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas no futuro. Calcula-se que o uso do álcool cause, a cada ano, 2,5 milhões de mortes, e uma proporção considerável delas corresponde a pessoas jovens, ocupando o terceiro lugar entre os principais fatores de risco de morte prematura e incapacidades na população.

Para o presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas via digital e teses, artigos e documentos da Organização Mundial da Saúde.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 O ÁLCOOL E SEU DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA

A prática de consumir o álcool se tornou algo cultural no decorrer da história da humanidade. Os primeiros registros de consumo de álcool feito pelo ser humano datam aproximadamente 6000 a.C., sendo, portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. Um dos possíveis fatores responsáveis pelo consumo do álcool ao longo do tempo é por ele ser considerado uma substancia divina, e por estar em inúmeros exemplos na mitologia.

Com o tempo a fabricação de bebidas alcoólicas foi se aprimorando e com isso foram surgindo novos tipos de bebidas, causando então um aumento considerável na oferta desse tipo de produto, contribuindo para um consumo maior e, gerando um aumento no número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de problema devido ao uso abusivo de álcool. A chegada do processo de destilação, introduzido na Europa na Idade Média, fez com que esse tipo de bebida fosse utilizado como remédio para todas as doenças, acalmando a dor com eficácia. Além de ser consumido em festas, rituais, momentos antes de guerras o álcool ficou sendo considerado terapêutico.

No Brasil, principalmente após o ano de 1950, o consumo desenfreado de bebidas com teor alcoólico se tornou algo comum, além das novas políticas e, principalmente, a mudança de gerações, fez com que o álcool se tornasse culturalmente aceito. O problema surge exatamente neste contexto “Culturalmente aceito”, o álcool tornou-se a droga lícita mais consumida de todos os tempos, em todo o universo inclusive no Brasil.

4.2 MOTIVAÇÃO DOS JOVENS PARA O CONSUMO DE ÁLCOOL

A adolescência é a fase caracterizada por significativas mudanças, na qual estabelecera hábitos na vida adulta. Por ser uma época de transição, de curiosidade, de busca por novas experiências é nesta fase que geralmente ocorre à experimentação de algum tipo de droga. O uso do álcool na adolescência é um fator de exposição para problemas de saúde na idade adulta, além de aumentar significativamente o risco de o indivíduo se tornar um consumidor em excesso ao longo da vida.

Na fase da adolescência a curiosidade é um dos fatores de maior influência na experimentação de substancias psicoativa, o que estimula a experimentar novos prazeres e sensações. Quando o jovem vive está experimentação ele busca realizações imediatas e os efeitos da droga vão ao encontro de um prazer passivo e imediato, desenvolve nos mesmos um momento de relaxamento e de alegria. A partir dessa descoberta, é natural que eles pensem que quanto mais eles bebem, mais relaxados e mais alegres irão ficar. No entanto, não é isso que acontece.

4.2.1 Inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com