TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo nocivo de álcool por acadêmicos de enfermagem

Por:   •  14/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL – FEBAC

CURSO DE ENFERMAGEM

DANIEL ALFREDO ALVES TEIXEIRA

CONSUMO NOCIVO/ABUSIVO DE ALCOOL POR UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE BACABAL – MA

BACABAL – MA

2017

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL – FEBAC

CURSO DE ENFERMAGEM

DANIEL ALFREDO ALVES TEIXEIRA

CONSUMO NOCIVO/ABUSIVO DE ALCOOL POR UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE BACABAL – MA

Projeto de artigo apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC, como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientadora: Prof.ª Me. Wédia Duarte Pereira

BACABAL – MA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2 PROBLEMA5

3 JUSTIFICATIVA6

4 HIPÓTESE7

5 OBJETIVOS8

5.1 Objetivo geral8

5.2 Objetivo específico8

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA9

7 METODOLOGIA 12

7.1 Tipo de pesquisa12

7.2 Local da pesquisa 12

7.3 Amostra12

7.3.1 Critérios de inclusão12

7.3.2 Critérios de não inclusão12

7.4 Coleta de dados13

7.5 Análise dos dados 13

7.6 Aspectos éticos 13

8 CRONOGRAMA14

   REFERÊNCIAS15

   APÊNDICE A17

   ANEXO A19


1 INTRODUÇÃO

O álcool é a substância psicoativa mais consumida na atualidade, e estão incluídos entre os usuários adolescentes e jovens. As primeiras experiências de consumo ocorrem geralmente durante a adolescência, com início estimado aos 12 anos, observando-se simultaneamente um consumo excessivo e mesmo abusivo antes dos 18 anos, com metade dos jovens a ter o seu primeiro episódio de embriaguez antes desta idade (BARBOR et al. 2010).

Apesar de muitas vezes estas experiências de consumo serem socialmente aceitas e culturalmente justificadas, os estudos indicam que não deveriam ser consumidas bebidas alcoólicas antes dos 18 anos, isto porque o fígado não está preparado para metabolizar o álcool e o cérebro encontra-se ainda em desenvolvimento/maturação (IGLESIAS et al. 2007).

Os comportamentos problemáticos decorrentes dos episódios de embriaguez e do consumo excessivo são conhecidos: relações sexuais desprotegidas, violência, condução sob o efeito de álcool e absentismo escolar, entre outros. Aliado a isso, o fato de a adolescência e da juventude corresponderem a períodos considerados críticos no ciclo de vida, caracterizando-se por mudanças e transições significativas e em que os problemas como o consumo excessivo e abusivo de álcool podem ter profundo impacto na vida e na saúde mental dos indivíduos, comprometendo o seu padrão de desenvolvimento e potenciando situações de dependência no futuro (ZALESKI et al. 2010).

Além das doenças cardiovasculares, cirrose e neoplasias, o uso e o abuso de álcool estão fortemente associados ao uso de tabaco, de drogas ilícitas e a distúrbios psicossociais como depressão, transtorno de comportamento, perturbações e suicídios. Episódios de violência também estão associados ao consumo de álcool. Em estudo de abrangência nacional, 38,1% dos homens que agrediram as parceiras íntimas fizeram uso de álcool, entre as mulheres agressoras dos parceiros, 9,2% tinham consumido bebida alcoólica. Acidentes de trânsito e lesões por causas externas têm sua magnitude ampliada por influência do consumo de bebidas alcoólicas (BARBOR et al. 2010; ZALESKI et al. 2010; MASCARENHAS et al., 2009)

Neste sentido têm sido desenvolvidos diferentes tipos de intervenções no âmbito da educação para a saúde com intuito de prevenir o consumo precoce de álcool e o seu uso inadequado, alertando para os riscos associados ao consumo, consequências e efeitos individuais e coletivos (FREITAS; MENDES; OLIVEIRA 2008).

O perfil do consumo de álcool e as respectivas complicações estão relacionados ao volume ingerido e à frequência de uso. Dentre as principais complicações destacam-se o consumo abusivo e a dependência alcoólica. Por consumo abusivo ou uso nocivo entende-se a ingestão de álcool em dose elevada e frequência comum que pode trazer complicações físicas e psíquicas ao usuário. A dependência ou alcoolismo crônico caracteriza-se por estado de consumo regular que conduz a transtornos fisiológicos e comportamentais, com desejo poderoso de consumir, dificuldade de controle, uso em diversos horários do dia e priorização do uso em detrimento de atividades e obrigações (FERREIRA et al. 2011)

Quando o uso não se faz de maneira regular o indivíduo entra em estado de abstinência. A determinação do padrão de consumo destas vai além de questões biológicas, como sexo e idade, e são fortemente influenciadas pela estrutura social, fatores locais e regionais, e questões de ordem cultural, como as relativas aos grupos sociais de pertencimento (FERREIRA et al. 2011).

Com base nisso e nas vivências no meio acadêmico surgiu a necessidade de realizar um estudo que abordasse a questão do consumo abusivo de álcool por universitários, para tanto este trabalho tem por objetivo avaliar o consumo nocivo abusivo de álcool por universitários de uma instituição privada no município de Bacabal – MA.

2 PROBLEMA

O consumo abusivo de álcool ocorre com frequência entre universitários?

3 JUSTIFICATIVA

 O álcool é uma das substâncias mais consumidas mundialmente, o inicio do consumo ocorre na maior parte das vezes durante a adolescência e traz consigo várias consequências físicas e psicológicas. A medida em que a idade avança, os ambientes que a pessoa frequenta e a pressão dispensada pelos grupos sociais que ela participa tornam o consumo das bebidas alcoólicas mais frequente, e em maiores doses, tornando o estado de embriaguez rotineiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com