TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA PRATICA DE ENSINO

Dissertações: DIDÁTICA PRATICA DE ENSINO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Orientação institucional ou escolar do trabalho com alunos em sala de aula são práticas difíceis de realizar ou refletir, uma prática reflexiva pretende sugerir idéias de privilégios a alguns e nem sempre a todos. O antigo professor conviveu com a exclusão em outro tempo, onde ensinar era dissociado de aprender. Nas escolas contemporâneas são apresentados novos desafios aos docentes, contudo percebemos que a teoria e a prática são inseparáveis, as relações ficam mais completas quando o ensinar e aprender se interagem.

2. As vivencias realizadas na disciplina

2.1 Os desafios da prática docente

A prática reflexiva é um tempo que se da para o que não teve uma resposta fácil, ela cria um contexto que motiva o conhecimento, ajuda o sujeito e o objeto ter uma direção transformando o docente em mediador.

Vive-se um mundo tecnológico com saberes diferentes do tradicional, um ensino investigativo e convivemos com interesses que refletem uma teoria contra interesses práticos. Praticar a reflexão é outra forma de conhecimento, mas novas iniciativas nem sempre correspondem à realização prática de suas experimentações.

Os educadores devem aprender novas habilidades para fazer um conjunto de mudanças nas conquistas humanas por meio de reflexão e da flexibilidade.

Na escola ensina-se e aprende-se o significado da vida para isso é usada a prática reflexiva, ensinar é mais do que trabalho de casa.

3. Projeto de ensino Aprendizagem

O professor já trabalha por projetos há muito tempo. Quando preparamos para planejar uma aula ou um conjunto de metas afim de que as atividades sejam significativas para um aluno, ou seja, planejamos conduções para que o aluno entenda ou descubra os significados, ai esta o projeto.

Projeto - Teatro na escola

• Nome do projeto – Dona Baratinha

• Público alvo – Pré II/Ensino Infantil/5 anos

• Justificativa- Este projeto será desenvolvido com a intenção de despertar a música, fantasia, brincadeiras, movimentos e descobrir os sons dos animais.

• Objetivos Gerais – Criar situações de aprendizagens para que as crianças pudessem desenvolver de forma prazerosa e enriquecedora através da literatura.

• Cronograma – A peça do teatro Dona Baratinha tem a duração de 20 minutos, depois na sala de aula é desenvolvida uma atividade para confeccionar um quebra-cabeça com figuras dos personagens da história.

• Desenvolvimento

 Ludicidade

 Fantasia

 Imaginação

 Literatura

 Raciocino

Quebra-cabeça

Atividade

Materiais utilizados

Tnt, Eva, cartolina, papel sulfite, lápis de cor, cd, tesoura,cola,toca cd.

Apresentação do teatro

A apresentação do tetro conta a história da “Dona Baratinha” que é um clássico da literatura moderna, escrito por Maria Machado, a peça conta que depois de encontrar uma moedinha e achar que ficou rica resolveu se casar, mas precisava de um noivo, depois de recusar vários noivos Dona Baratinha encontrou seu noivo tão esperado o Senhor Ratão.

4. As relações de ensino no cotidiano da escola

Foi escolhido um Centro de Ensino Infantil onde freqüenta 80 alunos, foram observados os aspectos relacionados ao aprender e ao ensinar.

Nessa escola de Educação Infantil contém 4 salas pequenas sendo que uma delas foi dividida com uma divisória, 2 salas são de Pré I e as outras 2 são de Pré II.

A primeira sala do Pré I agrega 21 alunos, a segunda sala do Pré I 20 alunos, a terceira do PRÉ II 17 alunos e a quarta sala do Pré II 22 alunos, há 4 banheiros, 1 feminino para as crianças e outro masculino, 2 de funcionários femininos e outro masculino sendo que o banheiro de funcionários masculino é usado como depósito de materiais, 1 cozinha pequena, 1 refeitório com a capacidade de mais ou menos 35 alunos não tem biblioteca e sala de informática, existe uma quadra sem cobertura e precária, quando chove a Educação Física é realizada no refeitório ou na sala de aula.

Nas salas de aula existem mesas e cadeiras adequadas para as crianças, esta sala também é usada para dormir ficando ali os colchonetes empilhados em um canto da sala.

De manhã é lecionada a aula por uma professora depois as crianças dormem 01h30min e a tarde elas ficam com as Professoras Auxiliares.

Notamos que enquanto fazíamos as observações às vezes à professora ficava nervosa e ao mesmo tempo se notava uma tranqüilidade com a presença do estagiário. Mesmo sendo observada realizou sua aula profissionalmente, não percebemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com