TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de tipo e gênero de texto

Tese: Definição de tipo e gênero de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

definição de gênero textual e os elementos que caracterizam um gênero

Definição de tipo e gênero textual É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero , assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto . Esta visão segue a noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

6. Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.

7. Domínio Discursivo Uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante específicos. Discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, discurso político, etc.

8. TIPOS TEXTUAIS definição Espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição(aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) abrangem narração argumentação exposição descrição injunção são Constructos teóricos por propriedades lingüísticas intrínsecas constituem Seqüências lingüísticas ou de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos

9. Tipos Textuais – Classificação segundo Werlich(1973) Exposição analítica pelo processo de decomposição. Um sujeito, um verbo da família do verbo ter(ou verbos como contém, consiste, compreende) e um complemento que estabelece com o sujeito uma relação parte-todo.Enunciado de ligação de fenômenos.Ex.: O cérebro tem dez milhões de neurônios. Exposição sintética pelo processo de composição. Um sujeito e um predicado(no presente) e um complemento com um grupo nominal. Enunciado de identificação de fenômenos. Ex.: Uma parte do cérebro é o córtex. Expositiva Estrutura simples com um verbo estático no presente ou imperfeito, um complemento e uma indicação circunstancial de lugar. Ex.: Sobre a mesa havia milhares de vidros.

Source:

http://www.slideshare.net/luciane239/gen...

Definição sobre Jornal

1. publicação periódica constituída por uma série de folhas grandes de papel, dobradas em caderno, onde foram impressas notícias, reportagens, crónicas, entrevistas, anúncios e outro tipo de informação de interesse público

2. instituição que edita essa publicação

3. edifício onde se localizam as instalações dessa instituição

4. TELEVISÃO, RÁDIO série de notícias transmitidas pela televisão ou pela rádio, noticiário

5. salário correspondente ao trabalho de um dia, jorna

6. relação dos acontecimentos ou atividades do dia

(Do latim diurnāle-, «diário», pelo francês journal, «idem»)

2003-2014. [Consult. 2014-03-31].

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/jornal>.

CONCEITO DA RECEITA

A palavra receita, que provém do latim recepta, tem duas grandes acepções: por um lado, pode-se falar de receita médica e, por outro lado, da receita de cozinha.

A receita médica é uma prescrição facultativa e a nota escrita dessa prescrição. Trata-se de um documento normalizado que permite ao médico de prescrever uma medicação para que o paciente a possa adquirir numa farmácia. Para isso, o médico tem competência legal que lhe permite receitar remédios. A receita médica garante que os princípios activos que incluem os medicamentos sejam utilizados com fins terapêuticos.

Em geral, a receita médica consta de duas partes: o corpo da receita, que é entregue ao farmacêutico, e uma guia de instruções para o paciente, na qual o médico explica como devem ser ingeridos os medicamentos.

No que diz respeito às receitas de cozinha (ou de culinária), são as instruções que explicam que ingredientes levam determinado prato e a forma como este se deve confeccionar. As receitas indicam o procedimento adequado para que o prato em questão seja saboroso. Por exemplo, a receita para fazer panquecas indica que são necessários ovos, farinha e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com