TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia e ideologia

Por:   •  30/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Sociologia

Democracia

E

Ideologia

Venho por meio deste trabalho documentar duas formas de governo, democracia e ideologia. Abordarei os principais tópicos sobre o assunto, que são: democracia no brasil, social democracia, democracia ateniense, democracia racial, ideologia fascista, ideologia comunista, ideologia democrática, ideologia capitalista, ideologia conservadora, ideologia anarquista, ideologia nacionalista, ideologia do gênero, ideologia na filosofia e ideologia na sociologia.

O que é?

-Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.

A palavra democracia tem origem no grego democracia que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. O conceito de democracia foi evoluindo com o passar do tempo, a partir de 1688, na Inglaterra, a democracia era baseada na liberdade de discussão dentro do parlamento.

Em alguns países, a evolução da democracia ocorreu de forma muito rápida, como no caso de Portugal e Espanha. Apesar disso, essa rápida evolução criou uma insegurança política. Em países como Inglaterra e França, uma evolução lenta da democracia e teve como consequência o desenvolvimento de estruturas políticas estáveis.

-Democracia no Brasil - sofreu ao longo dos tempos vários ataques e foi instituída ou fortalecida em diversas ocasiões. Existiram duas forças de democratização, uma em 45 e outra em 85.

A ditadura militar foi uma das maiores afrontas à democracia, e a consciência democrática foi um forte elemento de oposição à ditadura.

-Social democracia - É a designação de partidos e correntes políticas com tendências marxistas. Este tipo de ideologia política tem como fundamento o marxismo e princípios como igualdade e justiça social, solidariedade e liberdade. A social democracia propunha uma mudança da sociedade capitalista, através de métodos.

-Democracia Ateniense - A Grécia Antiga o berço da democracia, onde principalmente em Atenas o governo era exercido por todos os homens livres. Naquela época, os indivíduos eram eleitos ou eram feitos sorteios para diferentes cargos. Na democracia ateniense, existem assembleias populares, onde eram apresentadas propostas, sendo que os cidadãos livres podiam votar.

-Democracia racial- Está diretamente relacionada com a problemática do racismo e discriminação, e sugere que o Brasil conseguiu lidar e resolver esses problemas de uma forma que outros países (como os Estados Unidos) não conseguiram.

O que é?

Ideologia, significa aquilo que seria ou é ideal.

Esse termo possui deferentes significados, sendo que no senso comum é tipo como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas, visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante.

De acordo com Karl Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. No século XX, várias ideologias se destacaram.

Ideologia fascistas- Implantada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com