TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração Do Resultado Abrangente

Casos: Demonstração Do Resultado Abrangente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Bovespa Mais: 09

Novo Mercado: 134

Nível 02 : 22

Nível 01: 31

Tradicional Bovespa: 253

Balcão Organizado: 64

BDR'S Patrocinados: 12

Demonstração de Resultado Abrangente - DRA

Por Levi Gimenez

Entre as novidades trazidas pela Contabilidade das PMEs está o Resultado Abrangente, que consiste nas mudanças que ocorrem no patrimônio líquido resultantes de transações e outros eventos, não ocorridas com os sócios.

Como as demais demonstrações contábeis, tem como finalidade apresentar informações úteis para apoiar o processo decisório de uma vasta gama de usuários que não podem exigir relatórios específicos para atender suas necessidades de informação.

A Demonstração de Resultado Abrangente Total é a diferença entre todas as receitas e todas as despesas (soma do resultado com outros resultados abrangentes), assim, não pode ser entendida como um elemento separado, uma vez que não é necessário nenhum princípio específico para seu reconhecimento, ou seja, todos os princípios para reconhecimento e mensuração, válidos as demais demonstrações, são válidos para a abrangente.

Os itens de resultado abrangente são:

a) os efeitos de correção de erros e mudanças de políticas contábeis apresentados como ajustes retrospectivos de períodos anteriores;

b) alguns ganhos e perdas provenientes da conversão de demonstrações contábeis de operação no exterior

c) alguns ganhos e perdas atuariais;

d) algumas mudanças nos valores justos de instrumentos de hedge.

Os itens abordados, em sua maioria, são estranhos às pequenas e médias empresas, que raramente necessitarão elaborar esta demonstração, limitando-se as informações da demonstração de resultados. Apesar disto, com o objetivo de alinhar as práticas das grandes empresas, obrigadas aos CPC´s completos, dedicaram a seção 5 a Demonstração do Resultado e a Demonstração do Resultado Abrangente.

As grandes empresas, com operações financeiras e comerciais em vários países estão expostas a riscos e oportunidades, portanto susceptíveis a ganhos e perdas com diferenças de variações cambiais de operações no exterior, variação líquida de hedge de investimento líquido em operações no exterior, parcela efetiva de mudança de valor justo dos hedges de fluxo de caixa, imposto de renda e contribuição social sobre lucros abrangentes, entre outros, que necessitam informar aos usuários.

Apesar da complexidade das operações que cercam os itens da Demonstração de Resultado Abrangente o pronunciamento não exige, ou recomenda para as PMEs, a avaliação anual ou a contratação de serviços de atuário independente para calculo do benefício definido (item “c” – ganhos ou perdas atuariais). Recomenda, caso as premissas atuariais não mudem significativamente entre os períodos da demonstração, como por exemplo alterações nos dados demográficos dos empregados (número de empregados e níveis de salário), a mensuração por meio de ajuste na mensuração do período anterior.

Nesta demonstração são reconhecidas despesas que não puderam ser consideradas como ativos, pela improbabilidade de geração de benefícios econômicos para a entidade após o período contábil corrente, e cujos reembolsos ocorreram ou foram comprometidos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com