TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contabeis

Dissertações: Demonstrações Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

INTRODUÇÃO

Entre as funções da contabilidade, a de prestar informações ao leitor merece destaque neste trabalho.

As entidades têm necessidades de crédito, de atração de investimentos e de manter um bom relacionamento com seus colaboradores, parceiros comerciais e mercado de forma geral, por meio da elaboração e da divulgação das demonstrações contábeis.

As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.

Seu objetivo é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. São preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.

Essas exigências, no entanto, não devem afetar as Demonstrações Contábeis elaboradas segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC. Também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

A análise e leitura das Demonstrações Contábeis indicam que as informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial, e o desempenho fornecido na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas Demonstrações Contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de caixa, mutações do patrimônio líquido, etc.

1 BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

O balanço patrimonial, após reformulação dada pela lei 11.638/07 juntamente com a MP 449/08, a princípio introduziram um novo conceito globalizado para este demonstrativo. Ocorre que atualmente neste demonstrativo deve ser evidenciada tanto para o ativo quanto para o passivo a parcela que corresponde ao "circulante" da empresa e ao "não-circulante".

• Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

• Aplicações = Origens.

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do balanço patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período (geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano).

O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um controle do patrimônio eficiente.

Nele deverá conter o nome completo da empresa, titulo da demonstração e data de encerramento.

Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais: Ativos e Passivos.

• Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

• Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.

Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este que consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dividas), sendo assim o Patrimônio Liquido é considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento (investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM X1

ATIVO X1 X0 PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO X1 X0

Ativo Circulante Passivo Circulante

Disponível Fornecedores

Clientes Contas a Pagar

Estoques Passivo Não Circulante

Créditos Patrimônio Líquido

Ativo Não Circulante Capital Social

Realizável a Longo Prazo (-) Gastos c/Emissão de Ações

Investimento Reservas de Capital

Imobilizado Reservas de Lucros

Intangível (-) Ações em Tesouraria

Ajustes Avaliação Patrimonial

Lucros (Prejuízos) Acumulados (*)

2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE

É um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. Com o objetivo de apurar o lucro líquido em um determinado período pré-fixado pela empresa, ou de um exercício, tendo como base a receita bruta da empresa, (vendas ou prestação de serviços), menos os custos destas receitas e as demais despesas operacionais e os impostos.

Pode ser simples para micro ou pequenas empresa que não requeiram, dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias, boutiques, etc.

A completa, exigida pela Lei 6404/76, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucros, destaque dos tributos, etc..

De acordo com esta legislação, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

• a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

• a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com