TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Casos: Desafio Profissional Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a as diferentes formas de multiculturalismos que existem, bem como aplicar técnicas de desenvolvimento de alunos para uma aprendizagem e o convívio nos nossos dias atuais. Também apresentaremos parâmetros e leis que nos levam a ter uma diversificação na convivência entre as pessoas, e mostrara como ensinar uma criança a ter e conviver num ambiente social tão diversificado em que vivemos.

1. LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Analisaremos algumas leis e diretrizes a fim de apresentar os principais pontos do multiculturalismo e da diversidade que existe hoje, os professores coordenadores da escola saber conviver elaboram um quadro para nos dar uma visão das leis que apoiam as diversidades que existem hoje entre os alunos e o multiculturalismo no seu meio. Vejam abaixo o quadro e seus parâmetros:

Fonte: Elaborado pelos autores

Conforme podemos notar as leis existentes hoje apoiam que as crianças devem ser ensinadas a encarar o próximo com responsabilidade e sem preconceito e que é um dever do professor ensinar isto. E que é do direito dela aprender a diversidade que existe hoje, para que ela possa ter uma aceitação das diferenças formas de cor, raça ou étnica existente nos nossos dias.

Destaca o multiculturalismo e suas formas existentes hoje, abrangendo a importância dos professores no ensino e responsabilidade que os mesmos tem de ajudar as crianças a serem grandes cidadãos no futuro.

2. PESQUISA – DIAS DOS PAIS SABER CONVIVER.

Título: Comemoração do dia dos Pais da escola NOVO ESPAÇO

Disponível em: http escolanovoespaco.com.br/evento/147-gincana-dia-pais.html://

Acesso em: 25/03/14

Realizamos uma pesquisa para a escola saber conviver. O objetivo era ter uma ideia de como as outras escolas tem tratado a diversidade e o multiculturalismo, e como elas tem usado dias especiais e comemorativos para influenciar os seus alunos. Assim mediante isto chegamos a escola NOVO ESPAÇO, com as seguintes conclusões:

Diante da pesquisa feita na internet foi encontrada a escola Novo espaço.

Pude observar que a escola, com muita criatividade realizou um trabalho que este relacionado aos dias dos pais. No site a escola disponibilizou a analise critica do evento bem como imagens postadas no site da instituição, assim tanto pela analise critica bem como pelas imagens apresentadas pude percebe que realmente ouve organização, tendo um relacionamento constante entre os professores e alunos.

A instituição aproveitou o momento para realizar uma gincana na quadra de esporte da escola onde foi organizadas brincadeiras dentre elas: corrida do saco feita por pai e filho, e procurar a chave de dentro de um prato com farinha. Brincadeiras que envolveram a todos os presentes.

Entendo que os pontos negativos foram que houve pouca participação dos professores no evento pelas fotos mostradas, e isso é ruim, pois os mesmos tem a responsabilidade de estarem presentes e mostrar para os pais que os seus filhos estão sendo bem cuidados.

Já como ponto positivo foi à diversificação entre todos como, por exemplo, brancos e negros, adultos e crianças juntas. O que pude observar é que nessas atividades os pais puderam sentir a mesma alegria que seus filhos sentem numa simples brincadeira como a gincana que foi realizada entre pais e filhos. E nessa brincadeira as crianças acabam descobrindo a importância de cuidar da saúde, de cuidar um do outro de estar enturmada ou envolvida com outras pessoas seja ela de diferença raça ou cor e os pais com certeza entenderam a importância de estar ao lado de seus filhos, Brincando com seu filho o pai terá uma chance de conhecê-lo melhor, de perceber seus sentimentos e pensamentos. Descobre um pouco mais sobre as fantasias que expressam desejos e temores do filho.

Esta pesquisa foi de proveito, pois notamos que as escolas em geral tem se esforçado para promover o multiculturalismo que existem e muitas vezes eles têm usado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com