TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design Mecânico Técnico

Relatório de pesquisa: Design Mecânico Técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL – TAUBATÉ – UNIDADE 02

GABRIEL ALVES PALAZZI DOS SANTOS – RA no 9902005804

JOÃO AUGUSTO DE ALVARENGA JUNIOR – RA no 8484178612

MANOEL ALVES BATISTA NETO – R.A no 8075808390

THYERRES SALES DOS SANTOS – R.A no 1299230110

PATRÍCIA FERNANDA AKAHANE – R.A no 8205111020

VINÍCIUS EUGÊNIO ANTUNES SANTOS – R.A no 8404105414

WILLIANE CRISTYNA BERNARDES DA SILVA – R.A: 8484136251

ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Etapa 1 e 2 – Desenho Técnico Mecânico

Atividade de Desenho Técnico Mecânico, do curso de Engenharia de Produção Mecânica, 1° E sob a orientação do professor Marco Lucas.

Taubaté, 15 de abril de 2014.

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO. 3

2. ETAPA 01 4

2.1. PASSO 02 4

2.2. PASSO 03 5

2.3. PASSO 04 7

2.4. RELATÓRIO 1 8

3. ETAPA 02 9

3.1. PASSO 02 9

3.2. PASSO 03 10

3.3. RELATÓRIO 2 11

1. INTRODUÇÃO.

O desenho técnico é uma representação gráfica utilizada por profissionais onde transmite com exatidão as características de um desenho.

O desenho técnico está ligado a todos os meios profissionais, de alguma forma sempre haverá uma representação gráfica em nosso meio. Muitas ideias são passadas através de um desenho com o objetivo de persuadir interpretações, análises e uma linguagem própria.

Hoje em dias, os métodos de desenhos técnicos estão mais avançados, quando finalizado o desenho a tecnologia com que os desenhos feitos passem por suportes informáticos como plataformas CAD, CAE e CAEM, reduzindo o tempo do projeto até o produto final e reduz o custo de desenvolvimento.

Existem dois tipos de desenhos, os desenhos artísticos e os desenhos técnicos. O desenho artístico transmite imagens sem informações precisas sobre as medidas e quantificações do objeto desenhado e ter para diferentes pessoas diferentes interpretações do mesmo objeto. O desenho técnico tem sua descrição destinada a explicar as dimensões do objeto representado. Deve ser perfeitamente perceptível na forma com descreve o objeto.

Existem vários tipos de representações gráficas, os mais usados são as Representações em Vistas Múltiplas e as Representações de Perspectivas. As Representações em Vistas Múltiplas são as mais usadas na engenharia, este tipo de representação traz as informações necessárias para a sua interpretação, segue normas e convenções que permitem imediatamente a visualização do objeto. As Representações em perspectivas são de rápida visualização do objeto, não é necessária nenhuma capacidade especial de representação, pois traz menos informações que o desenho técnico, mas, podem ser importantes em um esquema de montagem ou em catálogos de publicidades.

A capacidade que um desenho técnico de desenvolver um raciocínio, o senso de rigor geométrico, e a fabricação estimula profissionais, sendo imprescindível na formação de um engenheiro.

2. ETAPA 01

2.1. PASSO 02

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

A) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico?

R: O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais, sua principal característica em relação ao desenho artístico é que, o desenho artístico transmite suas ideias e seus sentimentos de maneira pessoal, já o desenho técnico, ao contrário do desenho artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do desenho que representa as seguintes normas técnicas (medidas, visões, caligrafia técnica, etc).

B) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados

R: Os modos mais utilizados para representar desenhos técnicos são em vistas múltiplas e perspectivas. Vistas múltiplas são a que o projeto é representado através de vistas baseadas em projeções ortogonais, eles são muito utilizados por profissionais de engenharia. Neste tipo de representação consegue obter muitas informações tais como anotações, notas de montagem, notas de fabricação, lista de peça, etc. Perspectiva é a representação do objeto em uma visão espacial, para aqueles que querem ter uma visão rápida de um determinado objeto. O desenho é de fácil compreensão, pois se assemelha bastante ao objeto físico.

C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções de forma que todos os implicados no processo de desenho " falem a mesma língua”. Explicar qual é a normal ou órgão que serve como referência para a maioria das normas individuais de cada país.

R: ISO (International Organization for Standardization) uma entidade mundial que cria normas internacionais para padronizar critérios de produção e formas de apresentação de documentos nos mais variados campos. A padronização facilita intercâmbios internacionais, pois estabelece parâmetros universais para a troca de informações e serviços.

2.2. PASSO 03

Ler o capítulo três do livro texto e responder aos questionamentos pertinentes a esse capítulo.

A) descrever qual é a principal objetivo da utilização da escrito normaliza em desenho técnico.

R: o objetivo básico tem como a uniformidade, a legibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com