TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas de redação ENEM

Por:   •  2/12/2015  •  Resenha  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

- Ler os textos de apoio para entender melhor sobre o que se deve abordar no texto, porém evitar ao máximo de pegar idéias/trechos deles (isso passa a ideia de que você não é capaz de pensar em exemplos e argumentos novos).

- Sempre que pegar qualquer trecho de um dos textos de apoio, escrever na redação como citação, ou seja, entre “ ”.

- Tentar sempre utilizar palavras mais rebuscadas e menos “comuns” para tentar ganhar nota total de norma culta

- Fazer um esboço no canto da folha à lápis sobre quais vão ser seus dois argumentos do desenvolvimento.

- Evitar repetição de palavras.

SENSO COMUM x IDEIAS NOVAS

        O ideal é sair do senso comum, ou seja, se há alguma argumentação “geral” e “óbvia” para a maioria das pessoas, tente fugir disso, pense diferente. Mas ao mesmo tempo, sair do senso comum pode ser bem complicado as vezes por conta de faltar argumentos. Então, caso você se sinta seguro de sair do senso comum com bons argumentos: Saia, senão continue no senso comum e se preocupe com a estrutura do texto.

 

ESTRUTURA IDEAL DE TEXTO ARGUMENTATIVO

- O ideal é organizar o texto em 4 parágrafos: Introdução (1 parágrafo), Desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo).

1) Introdução:

- Precisa conter o chamado tópico frasal. Se trata de uma frase sucinta e objetiva que mostre “de cara” para o leitor qual o tema abordado pelo texto.

- Palavras e expressões as quais são boas para começar a introdução usando como tema, por exemplo a redução da maioridade penal (lembrando que podem ser utilizadas em qualquer tema, o tema foi colocado só pra exemplo):

Atualmente tem-se discutido muito sobre a redução da maioridade penal. Esse tópico tomou grande proporção desde que a mesma foi aprovada...”

Infere-se que a discussão sobre a redução da maioridade penal tem tomado conta da mídia atualmente. Esse tópico tomou grande proporção desde que a mesma foi aprovada...”

É possível perceber que a discussão sobre a redução da maioridade penal tem tomado conta da mídia atualmente. Esse tópico tomou grande proporção desde que a mesma foi aprovada...”

É notório que a discussão sobre a redução da maioridade penal tem tomado conta da mídia atualmente. Esse tópico tomou grande proporção desde que a mesma foi aprovada...”

- Alguns temas permitem um, certo “jogral” de palavras que fica muito interessante bem no ínicio do texto e pode ser um atrativo a mais. Por exemplo: Um texto que trate sobre mobilidade urbana, o início da introdução poderia ser assim: “Buzinas, confusão, pedestres, xingamentos...Assim se resume o ambiente urbano atualmente”. Outro exemplo: Um texto sobre a influência da tecnologia nos dias de hoje poderia começar assim: “Imediatismo, falta de privacidade, exposição, perigo...Essas são consequências da introdução da tecnologia no dia a dia da população. Isso agrega muito valor ao texto.

2) Desenvolvimento:

- Depois de ter feito o esboço dos argumentos, agora é a hora de desenvolvê-los. O argumento mais forte, ou seja, o que você vai falar mais sobre, deve ser o primeiro. O segundo argumento é o mais fraco.

- Palavras e expressões as quais são boas para começar o desenvolvimento usando como tema, por exemplo a redução da maioridade penal (lembrando que podem ser utilizadas em qualquer tema, o tema foi colocado só pra exemplo):

 “É notório que os países que decretaram a redução da maioridade penal: Dinamarca, Geórgia e Panamá por exemplo...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com