TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Monografias: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

e bacharéis para exercerem funções de professores, "A novidade desta nova seleção é que os candidatos com formação em bacharelado também poderão concorrer" ,(http://jc.uol.com.br/2008/04/15/not_166203.php). Publicado em 15.04.2008, Fonte: JC OnLine.

Isso mostra a falta de importância dada pelo governo no que diz respeito ao conhecimento didático nos cursos de formação de professores e no que diz respeito ensino aprendizagem, "Todo processo de formação de educadores, especialistas e professores, inclui necessariamente componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do que fazer educativo, da prática pedagógica. Entre estes, a didática ocupa um lugar de destaque",(GANDAU, 2002, P.13)

Há um conjunto de saberes pedagógicos que são essenciais para o exercício da profissão docente.É preciso que os professores construam pontes entre o significado do conteúdo curricular e aquele compreendido pelo aluno.

Para esta tarefa, é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível e aberta do conteúdo, ou seja, que estejam atentos para as dificuldades mais prováveis dos alunos perante os conteúdos, já que nas escolas fala-se exclusivamente do ensino dos conteúdos e não há uma ampla compreensão do que é educação e do que é aprender: "Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos",(FREIRE, P. Pedagogia da autonomia, p.30)

Assim, a didática constitui uma área integradora transversal, articulando atributos da psicologia, sociologia, epistemologia e do pensamento educacional, mobilizando-os para a reflexão sobre a prática pedagógica do próprio professor. Ela pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes em cada área curricular e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das inter-relações entre os diversos interventores no ato educativo: "A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente",(LIBÂNEO,José Carlos, 1994, p.28)

A didática, longe de reduzir-se a uma simples coleção de métodos e técnicas de ensino, constitui o enquadramento teórico fundamental em que se situam os quadros de referência de ação do professor. Toda a atuação do professor com os alunos pressupõe uma perspectiva didática, clara . É a partir dela que cada professor seleciona objetivos, organiza atividades, formula critérios de avaliação, determina procedimentos de atuação para cada tipo de situação.

Então, podemos dizer que a Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.

O trabalho do professor em sala de aula muitas vezes se resume em repassar os conteúdos aos alunos, sem estimular neles a interpretação, a crítica e a criatividade, pois, a contratação de bacharéis vai resultar-se nisto que citamos neste parágrafo e também tiramos a conclusão que essa prática de querer transferir conhecimento não parte apensas de alguns professores, mas também de nossos governantes, queremos lembrar aos mesmo que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção", (Freire 1996, p. 47).

COMO, OU A PARTIR DO QUÊ, A DIDÁTICA CONTRIBUI EM MINHA PRÁTICA EDUCATIVA?

Ao se tratar da aprendizagem na escola verifica-se que, numa concepção de educação em que a transmissão de conhecimentos é o único objetivo e a manutenção da realidade é a finalidade, nessa ótica, o professor é simplesmente aquele que detém o conhecimento e, portanto, o transmite para os estudantes. A capacidade de ver o outro, de captar a aprendizagem já existente no estudante, tende a não ser considerada pelo professor.

De outro lado, numa educação que busca a transformação da realidade, o conhecimento passa a ser fruto de uma construção coletiva, e, assim, o professor é mais do que o mero "ensinante" e o processo de ensino-aprendizagem adquire movimento de troca e de crescimento mútuo.Nessa percepção, como Paulo Freire(1996) tão bem descreveu, o processo de ensino-aprendizagem é uma seta de mão dupla, de um lado, o professor ensina e aprende e, de outro, o estudante aprende e ensina, num processo dialético, isto é, permeado de contradições e de mediações. Assim, os professores se utilizam de vários saberes para a construção de sua prática, os saberes provindos das experiências, da prática, não são saberes iguais aos outros, mas sim, formados de todos os outros, pois é em prol da própria prática que os demais saberes são articulados.

Concluindo, a mudança no ensino depende de nossa formação e da transformação das nossas práticas em sala de aula. Esta transformação se dá em várias "esferas": acadêmica, governamental, prática pedagógica e política.

Cabem a nós, professores, um trabalho reflexivo e uma reconstrução permanente de nossas identidades pessoais e profissionais, pessoal porque só é possível mudar o meio, as nossas práticas, quando aprendemos a mudar nós mesmos, o nosso jeito de olhar e viver as coisas do dia-a-dia, é a mudança pessoal, a mudança de atitude que leva à transformação profissional, "A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade"( LIBÂNEO,José Carlos, 1994, p.17) PLANEJAMENTO DE ENSINO

O trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado, cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para que e como fará isso ao longo do trabalho educativo, "Não pode exigir que os alunos adquiram um domínio sólido de conhecimento se o próprio professor não domina com segurança a disciplina que ensina,( LIBÂNEO,José Carlos, 1994, p.73)

Esse planejamento do processo de ensino e aprendizagem que os professores devem construir para orientar sua ação pedagógica na sala de aula é aqui chamado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com