TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Pratica De Ensino

Casos: Didática Pratica De Ensino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ATPS

Disciplina

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

NOME DO ALUNO: Valeria Cristina Victor Ferreira

RA: 7927683210

Cotia, 9 de Abril 2014.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ATPS

Disciplina

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

NOME DO ALUNO: Valeria Cristina Victor Ferreira

RA: 7927683210

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina "Didática e Prática de Ensino" sob orientação do professor tutora Patrícia T. Rodrigues

Cotia, 9de Abril 2014.

Sumario

Introdução_________________________________________________________________4

Desafio da prática docente_________________________________________________5 e 6

Projeto tema: Boas maneira ________________________________________________7 e 8

Ambiente e a relação pedagógica da educação infantil turma: maternal crianças de 3 anos______________________________________________________________________9

Plano de aula 1º maternal tema: Boas maneiras__________________________________ 10

Relatório final______________________________________________________11 e 12

Biografias____________________________________________________________13

Introdução

Esta ATPS tem como objetivo elaboração de relatório reflexivo e a construção dos conhecimentos didáticos pedagógicos sobre a prática docente, como ensinar e avaliar uma sala de aula com indisciplina, desenvolvimento do projeto boas maneiras para 1º ano do fundamental I.

Produção de texto dos aspectos e vivencia acampo de um dia, turma de maternal alunos com idade de 3 anos e desenvolvimento de uma atividade.

O objetivo geral deste estudo é buscar a compreensão da relação entre a teoria e a

prática no curso de Pedagogia.

Desafio da prática docente

Os desafios do professor são muitos, tanto dentro como fora da sala de aula. Ao observar, pesquisar e conversar com algumas professoras tanto das escolas da rede pública quanto da rede particular é possível obter informações bastantes distintas sobre como se dá a prática docente nestes dois ambientes, a partir desta pesquisa foi possível extrair algumas dúvidas e opiniões que afligem grande parte do corpo docente em atividade, são elas: Como ensinar e avaliar alunos com problemas psicológicos e comportamentais? cada vez pior lidar com a indisciplina e a violência dentro da sala de aula.

Não pode dizer que a trinta anos atrás não existia indisciplina ou bullying, mas o fato é que hoje tem se falado muito mais neste assuntos.

"Segundo pesquisas recentes a indisciplina é um problema forte e constante em sala de aula no Brasil." Site Gazeta do Povo

Alguns anos atrás existia um respeito com professor, mesmo que o aluno tivesse sido indisciplinado em uma aula bastava chamar os pais para uma conversa que o problema já estava resolvido, atualmente, professores são coagidos por alunos e pelos pais destes alunos, que muitas vezes não tem atitudes perante seus filhos, que nãos os corrigem e educam sobre o que é certo ou errado.

A função do professor é levar o aprendizado aos alunos, organizando o ambiente escolar, os recursos e fazer do espaço pedagógico um local saudável para o pleno desenvolvimento de todas as capacidades das crianças, incentivando o raciocínio, trocando informações, ajudando as na criação de senso crítico e contribuindo para o crescimento educacional e psicológico dos alunos.

É durante o inicio do ano letivo que os docentes tem maior dificuldade com os alunos, pois a transição da educação infantil para 1º ano do ensino fundamental I, torna-se um desafio para os alunos e principalmente para professores quando estes chegam na sala de aula e se deparam com alunos de características e comportamentos diferentes, uma vez que a serie anterior a turma estava costumada com rotina, métodos e professores diferentes.

O novo professor tem como desafio impor novas regras, passar os conhecimentos de uma maneira fácil para compreensão e entendimento de todo grupo para então poder avaliar o aluno.

Foi observado em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental I dois alunos bem agitados e com dificuldade para absorver as novas regras e a nova rotina, este fato acaba por influenciar toda turma, e em alguns momentos chega a ponto de incomodar os demais colegas de sala.

A professora sempre atenciosa procura conhecer seus alunos informa o que vai ser visto em aula e o porque de estudar aquilo que foi proposto, é uma forma de trazer o aluno a participar, tentando contornar situações de indisciplina dentro e fora da sala de aula, trazendo os pais para escola e fazendo atividades onde os pais possam interagir com seus filhos fazendo com que seja mais presente na rotina escolar do seus filhos para que juntos possam fazer estas correções comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com