TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciação

Seminário: Diferenciação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

1. Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar as características de seu ambiente de tarefa e como elas são influenciadas pelo seu ambiente geral.

R:

2. Explique o conceito de cenário

R: Os cenários se apresentam como eficientes instrumentos para o planejamento estratégico, pois que sem eles fica impossível vislumbrar um ambiente futuro para a elaboração de estratégias e não saberíamos com o que se defrontar, posto que "toda ação ou situação a ser vivida no futuro é precedida de uma expectativa". (Sérgio Almeida). Sua importância está em sensibilizar os executivos para possibilidades que dificilmente perceberiam e reduzir as chances de surpresas indesejáveis capacitando-os a tomarem melhores decisões.

3. Conceitue diferenciação e integração

R: Diferenciação é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Integração refere-se ao processo oposto da diferenciação e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de obter esforços e coordenação entre os vários departamentos

4. Explique os sistemas físicos (hardware) e os sistemas abstratos (softwares)

R: Físicos ou concretos: quando compostos de equipamento, de maquinaria e de objetos e coisas reais (equipamento, objetos, hardware);

Abstratos ou conceituais: quando compostos por conceitos, planos, hipóteses e idéias que muitas

vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos, planos, idéias, software).

5. Quais são os principais impactos da tecnologia sobre a sociedade, sobre a empresa e sobre o indivíduo?

R: Empresas - melhora consideravelmente a produção, com a automação, seja ela comercial, industrial, agrícola ou de serviços, isso em um primeiro momento gera desemprego.

Individuo - Esta tecnologia que ao mesmo tempo proporciona grande número de informações rapidamente, demanda tempo e critério seletivo (o subjetivo) para que estas sejam absorvidas e realmente utilizadas pelos indivíduos. Acontece ainda ao mesmo tempo: invasão constante dos ambientes antes considerados privativos, como o familiar, pois cada vez mais os executivos trabalham em casa, no carro, ou aonde estiverem; aumento do ritmo de trabalho; e fobia de errar.

Sociedade - Hoje sabemos que a importância da tecnologia é gigantesca assim como o impacto causado por ela. Sabemos também que nossos filhos e os amigos deles preferem o isolamento do que “brincar” em grupo e aprender mais sobre o ser humano, ou seja, estão expostos a esse impacto.

6. Defina estratégia empresarial de acordo com a escola de planejamento

R: É um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada qual destesé desdobrado em planos operacionais.

7. Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do empreendorismo

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com