TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA QUANTITATIVA

Exames: PESQUISA QUANTITATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 10

2.1 PESQUISA QUANTITATIVA

O conteúdo e organização das informações de teses classificadas em pesquisa original quantitativa seguem a estrutura convencional, amplamente aceita e adotada no meio científico mundial para comunicação de artigos de pesquisa. Entretanto, para uma tese, e sobretudo para a área da saúde pública, permite-se maior flexibilidade na organização de seu conteúdo. Assim, a estrutura convencional pode sofrer modificações, a critério do autor/orientador.

A estrutura de uma tese de pesquisa quantitativa obedece a uma organização lógica do conteúdo, com uma descrição que vai desde o porquê da realização do trabalho, seu problema e objetivos, passando pelos procedimentos metodológicos, resultados e discussão, visando demonstrar um novo conhecimento científico, sobretudo nas teses de doutorado. Para maiores informações deve ser consultada a bibliografia sobre organização e estrutura de trabalhos de pesquisa.

De uma forma resumida, é apresentada a seguir a estrutura convencional do texto de uma tese de pesquisa quantitativa.

Introdução

Deve explicitar os motivos da realização do estudo e destacar sua importância, fornecendo os antecedentes que o justifiquem. Deve conter uma revisão da literatura em que se apresenta a evolução da temática, sua problematização e relevância para o campo da saúde pública, como objeto de investigação. Dependendo da extensão da revisão, ela pode ser destacada da "Introdução", em capítulo à parte denominado "Revisão da literatura" ou "Referencial teórico", quando for o caso. Quando relevante, sobretudo nos casos de doutorado, as hipóteses são destacadas em capítulo à parte, antes dos objetivos.

Objetivos

Nesta parte são apresentados os propósitos do estudo que nortearão o desenvolvimento do trabalho. Os objetivos devem ser precisos e claros, explicitando o que o estudo deverá alcançar. Podem ser desdobrados em geral e específicos e apresentados separadamente. Atenção para não manter objetivos do projeto original que não chegaram a ser objeto de análise da tese, dada a dinâmica da pesquisa.

Métodos

Referem-se à descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitem justificar, em função do problema de investigação e dos objetivos definidos, a qualidade científica dos dados obtidos. Devem ser apresentados dados sobre: localidade onde foi realizada a pesquisa, população estudada, tipo de amostra, variáveis selecionadas, técnicas e métodos de coleta, processamento e análise dos dados, incluindo os de natureza estatística.

As questões de ética da pesquisa devem necessariamente ser avaliadas e aprovadas por uma comissão específica para esse fim, em geral existente na instituição onde o estudo é realizado. Portanto, essa informação, deve estar explícita nesta parte da tese.

Para este capítulo podem ser adotadas outras denominações como por exemplo, Material e Métodos, Procedimentos Metodológicos, Metodologia, Métodos e Técnicas.

Resultados

Devem ser apresentados de forma objetiva, exata e lógica, sem interpretações ou comentários pessoais, mas devidamente descritos.

Incluem-se nesta parte tabelas, quadros ou figuras em geral. Não devem ser descritos no texto todos os dados das tabelas e quadros, destacando-se apenas as observações mais importantes que serão objetos de discussão.

Lembrar que há sempre o recurso de se colocar, em Anexo, outras tabelas, quadros ou figuras que possam complementar os dados para o melhor entendimento dos examinadores e leitores.

Discussão

Esta é uma das partes mais importantes da tese cuja finalidade é discutir, interpretar e analisar os Resultados, tendo em vista demonstrar que as hipóteses, quando colocadas no trabalho de maneira explícita, foram verificadas e que os objetivos propostos foram atingidos. Com isso o autor evidencia sua contribuição ao conhecimento. Novos aspectos do tema pesquisado, assim como novas hipóteses de trabalho devem ser indicadas. Deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados e discutindo as concordâncias e divergências com outros achados já publicados. Para dar maior consistência ao estudo, deve-se destacar a contribuição de alguns autores com os quais se impõe uma discussão mais aprofundada.

É usual a separação dos capítulos Resultados e Discussão, visando maior clareza na análise dos dados obtidos. Entretanto, se a opção for pela sua junção em um único capítulo, os resultados devem ser discutidos conforme forem apresentados, à luz da literatura citada e da abordagem teórica adotada pelo autor.

É importante informar quais as limitações do estudo, geralmente descritas na Discussão, podendo ser apontadas também nas Conclusões.

Conclusões

Esta parte apresenta o conjunto das conclusões mais importantes, obrigatoriamente discutidas no texto, respondendo aos objetivos propostos. É uma síntese do que foi defendido na Discussão. As conclusões não devem extrapolar o âmbito dos dados obtidos.

Após as Conclusões, a critério do autor da tese, podem ser apresentadas "Considerações Gerais" e/ou "Recomendações".

2.2 PESQUISA QUALITATIVA

Topo

A pesquisa qualitativa constitui-se em outra modalidade de pesquisa também utilizada em saúde pública. Difere das pesquisas quantitativas em função da natureza dos problemas abordados que exigem uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos sociais e dos objetivos da pesquisa. Assim, enquanto "os métodos quantitativos supõem uma população de objetos de observação comparável entre si [...] os métodos qualitativos enfatizam as especificidades de um fenômeno em termos de suas origens e sua razão de ser" (HAGETTE, 1987, p. 55). A pesquisa qualitativa trabalha mais com a observação de primeira mão, com relatos de entrevistados, em contraposição a números, tabelas e modelos estatísticos (TOBAR e YALOUR, 2003). Isto não deve ser entendido como pesquisas que se contrapõem, uma vez que, em alguns casos, podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com