TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Para Elaboração De Projetos De Manutenção Usando A Tecnologia BIM

Artigo: Diretrizes Para Elaboração De Projetos De Manutenção Usando A Tecnologia BIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2014  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

LANA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

ANÁLISE DA SEGURANÇA NO ARRANJO FÍSICO DO CANTEIRO DE OBRAS EM RELAÇÃO À MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PESSOAS E ARMAZENAGEM DE SUPRIMENTOS E INSTALAÇÕES DE SERVIÇO.

Projeto final apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

Orientador:

JAMES HALL, M.Sc

Niterói

2012

LANA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

ANÁLISE DA SEGURANÇA DO ARRANJO FÍSICO NO CANTEIRO DE OBRAS EM RELAÇÃO À MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PESSOAS, ARMAZENAGEM DE SUPRIMENTOS E INSTALAÇÕES DE SERVIÇO – UM ESTUDO DE CASO DE EDIFICAÇÃO MULTI-FAMILIAR.

Projeto final apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Aprovada em Dezembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

Prof. James Hall, M.Sc. - Orientador

Universidade Federal Fluminense

Prof. Carlos Alberto Pereira Soares, D. Sc.

Universidade Federal Fluminense

Prof. Gilson Brito Alves Lima, D. Sc.

Universidade Federal Fluminense

Niterói

2012

AGRADECIMENTOS

A Deus e toda força espiritual transmitida pelo amor e a força de continuar mesmo com as incertezas da vida

Ao meu lindo amor por entrar na minha vida, por me ensinar e transmitir a paz. Pelo amor e companheirismo, por ser a pessoa que vai dividir tudo e formar a minha família. Mozarth, eu acredito que o nosso amor será para sempre.

Aos meus pais pela presença e apoio, por serem as ancoras que me estabilizam nos momentos de fraquezas e os telespectadores nos momentos de vitórias.

A Angela, Edmundo e Vó Conceição por serem minha segunda família.

A minha querida vó Marilda por mostrar que a força de vontade pode nos tornar cada dia mais forte.

Aos amigos de verdade, que mesmo distantes, são os bens mais importantes da vida. O infinito é o maior símbolo da amizade que tenho por vocês: Carol, Dyuliana, Jayme e Milena.

As duas estrelas da minha vida João e Lucca, que com os sorrisos da infância tornam tudo maravilhoso. A tia ama vocês!

Aos mestres e todo corpo docente da pós graduação pelos conhecimentos que são itens que compõem e engrandece o nosso intelecto

Ao professor Navarro, James Hall e Denizort pelo apoio e por serem fonte de inspiração e admiração como profissionais e pessoas.

Ao escritório Arqline pela compreensão e liberação quando preciso, e principalmente, a amizade e aos bons momentos na prática de projetos.

A Odebretch, em especial aos engenheiros Rodolfo e Raphael, pela disponibilidade e atenção que propiciaram a execução do estudo de caso.

Obrigada a todos!

“Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer.”

Papa João XXIII

RESUMO

O arranjo físico do canteiro de obras (CO) desempenha um papel importante no planejamento da organização da obra e, com isso, minimiza a probabilidade de acidentes de trabalho. A logística interna do CO abrange atividades como armazenagem e transporte, além de envolver aspectos das instalações provisórias, vias, acessos, equipamentos, dentre outros. Estes impactam diretamente nas áreas de serviço do mesmo, sendo necessário que tais aspectos estejam contempladas no plano de gestão da empresa. Recomenda-se, assim, averiguar as condições ambientais dos equipamentos e de pessoal (capacitação e treinamento), os aspectos legais e as singularidades dos suprimentos e dos empreendimentos. A pesquisa busca, através da revisão bibliográfica e do questionário, criar uma metodologia que oriente a percepção e a elaboração do plano de gestão de segurança para as atividades de movimentação e armazenagem de materiais, diretrizes e questionamentos para a elaboração do arranjo físico das áreas de serviço do canteiro de obras (CO) Dentre os resultados obtidos, destaca-se a execução de um questionário que envolve quesitos como: acessos e vias de circulação, área de carga e descarga, armazenagem, instalações provisórias e equipamentos de transporte, que relacionam-se diretamente com a segurança. Baseado no questionário pode-se criar um critério de pontuação para uma avaliação quantitativa e qualitativa e elaborar um checklist para a elaboração do plano de gestão de segurança. Conclui-se que para a garantia da eficácia no planejamento deve haver o entendimento das variáveis de acordo com as particularidades do empreendimento e aplicar os conceitos relacionados à segurança do trabalho. Com isso, ganha-se qualidade e segurança, e consequentemente, melhoria de tempo e produtividade que geram inúmeras vantagens.

Palavras-chave: Arranjo físico, canteiro de Obras, logística interna, segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com