TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”.

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

Hoje a tecnologia vem invadindo nossa casa, nossa rotina e a nossa vida em geral. Para praticamente tudo que fazemos, contamos de alguma forma com as facilidades proporcionadas por elas, um atleta conta com relógios que monitoram todo o seu treino, velocidade, distancia, batimento cardíaco; Um empresário pode utilizar a tecnologia de seu smartphone que dentre inúmeras tarefas, pode conectá-lo a internet, aos emails, a suas reuniões e dessa forma tornar mais simples a vida de cada usuário.

A educação não seria diferente, na era da informática, da tecnologia, o uso delas dentro e fora da classe mostra-se uma ferramenta poderosa para o ensino dos alunos, contribuindo assim, pedagogicamente para a compreensão do conteúdo, facilidade de pesquisa, entre outros benefícios que estudaremos.

Esse desafio visa demonstrar de que forma a tecnologia pode ser inserida na educação, apresentando soluções sobre qual modalidade de tecnologia poderá ser utilizada, em que ambiente, de que forma seu uso irá beneficiar pedagogicamente os aprendizes, e como preparar os professores para esse grande desafio.

Passo 1

As tecnologias devem ser utilizadas com objetivos específicos. Considerar capacidade cognitiva e faixa etária dos usuários, estratégias didáticas e capacidade de operacionalização.

PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”.

A ONG Esperança tem como seu objetivo proporcionar a cerca de 300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, um ambiente seguro para prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes, oferecendo a comunidade carente oportunidade de desenvolvimento que vai além do ambiente escolar.

A principio, para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à ONG Esperança, em reunião com os docentes, ficou decidido pela utilização de 100 tablets, que seriam disponibilizados e inseridos nas salas temáticas, de forma a atingir grande parte dos participantes da ONG.

AMBIENTE: Brinquedoteca e sala de reforço.

USUÁRIOS: Crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos.

ESPAÇO BRINQUEDOTECA: Seriam disponibilizados 50 tablets, para utilização de crianças de 6 a 10 anos.

ESPAÇO SALA DE REFORÇO: Seriam disponibilizados 50 tablets para utilização dos aprendizes de 10 a 17 anos, para auxílio nas disciplinas ministradas.

TECNOLOGIAS QUE IRÃO COMPOR O AMBIENTE: tablets com acesso a internet, para utilização de sites educativos, jogos e softwares.

JUSTIFICATIVA: Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças em idade de letramento e dos adolescentes da ONG Esperanças, foram escolhidas como tecnologia a ser aplicada os tablets.

Para definição de qual aparelho adquirir foi levado em conta à facilidade para manuseio e disposição. Os tablets são geralmente leves, e compactos o que o torna o ideal para armazenagem e um grande aliado para a educação podendo ser utilizado tanto pelos jovens como pelas crianças, na brinquedoteca ou nas salas de reforço escolar.

OBJETIVOS: Os tablets serão adquiridos com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento e aprendizagem através das ferramentas da internet. O intuito principal é contar com as facilidades e abrangência do uso dos aplicativos, jogos e softwares para que possam contribuir no letramento das crianças, e fixação de conteúdos no caso dos adolescentes, dando apoio na parte pedagógica.

ESTRATEGIAS DE USO: Os tablets serão usados, no caso da Brinquedoteca, em um momento de descontração das crianças, possibilitando que os educadores em momentos pontuais, substituam os jogos e brinquedos tradicionais, pelo uso dos aparelhos. A intenção é que o momento da “brincadeira” seja também um momento de aprendizagem, quando através de jogos e softwares divertidos e coloridos às crianças possam dar continuidade e dilatar ainda mais a aprendizagem de dentro da sala de aula.

No caso da sala de reforço, os docentes poderão aliar o ensino das salas de aula, com bons aplicativos para fixação. No caso do reforço em matemática, por exemplo, o aluno terá a possibilidade de executar um aplicativo, que o desafia com problemas, e operações, fazendo com que o seu interesse em vencer o desafiante o torne mais atento aos conteúdos ministrados.

COMO A TECNOLOGIA SERÁ APLICADA: Os docentes em um primeiro momento necessitarão de cursos capacitadores para a aplicação das tecnologias nas salas temáticas. A intenção pedagógica é que cada aluno, de acordo com a sua faixa etária seja direcionado pelos educadores, de forma que facilite ainda mais o seu trabalho, quando o momento da brincadeira e do reforço se tornem algo interessante e desafiador para os alunos.

Aos educadores ficará o desafio da consolidação, do sucesso, o direcionamento pedagógico adequado das atividades, e dependendo deles para a correta escolha dos sites, softwares ou jogos educativos que possam acrescentar conhecimento e contribuir positivamente com o aprendizado. Nenhuma atividade com o uso da tecnologia deverá ocorrer sem um objetivo claro, pois é comprovado que se utilizado de forma irresponsável, a tecnologia só contribuirá para a perda do tempo de estudo dos alunos.

Passo2

PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”.

Não é uma novidade a ninguém que estamos cercados e entregues a tecnologias. Fomos invadidos pela era da informatização em todos os ramos da nossa vida, o que em muitos aspectos representa facilidade e celeridade dos processos antes tão lentos.

No meio escolar não seria diferente, e hoje contamos no Brasil com inúmeros projetos apoiados pelo MEC para inserção de computadores com internet para o uso das tecnologias em escolas públicas. Entretanto, diante dessa realidade, não bastam apenas que cheguem até as instituições computadores com internet, sem que exista para tal, um projeto didático-pedagógico para que o uso dessas tecnologias seja aplicado com responsabilidade e com uma definição exata dos objetivos a serem atingidos e os benefícios a serem alcançados.

É sabido que cada dia mais pessoas possuem acesso a computadores, tablets e a internet de uma forma geral. E é inegável o interesse das crianças e adolescentes nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com