TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Esperança com tecnologia para a Educação

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Apresentar de forma resumida o que vai ser tratado.
Todo o texto deverá ser escrito na terceira pessoa, dando caráter impessoal ao trabalho (máximo 1 página).


Neste trabalho vamos explorar o uso das mídias para a formação do professor e como transmitir isso para o aluno em sala de aula, através de um projeto chamado Projeto “Esperança com tecnologias para a educação”. Nossas primeiros passos serão:
Buscar diversificar seus saberes para mergulhar numa nova concepção de comunicação, de informação, de tempo e espaço.  
Utilizar as múltiplas formas de comunicação para a construção de salas interativas.
Repensar a prática pedagógica, considerando o uso das tecnologias como forma de interação e reinvenção dentro de sala de aula.
Interagir e buscar esse aluno com artigos e sistemas que acionem o interesse e a expansão do conhecimento do aluno.
O impacto de transformações do nosso tempo obriga a sociedade, e mais especificamente os educadores a repensar a escola, a repensarem a sua temporalidade. Vale dizer que precisamos estar atentos para a urgência do tempo e

reconhecer que a expansão das vias do saber não obedece mais a lógica vetorial. Necessitamos perceber as múltiplas formas que ela pode nos apresentar, os diversos olhares que ela impõe.



Passo 1

Relatório de Aplicação dos Recursos Tecnológicos

Visualize um ambiente/sala temática, relacionada á sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistidas devem ser utilizadas (apresente todas estas informações, preenchendo a tabela abaixo).
(apagar o parágrafo de orientação)

Ambiente/ Sala Temática: Oficina do Saber Mais
Usuários: Crianças e Adolescente da ONG
Recursos Tecnológicos
Justificativa e estratégias de uso
Objetivos
Aplicação de tecnologias assistidas
Computadores, tablet

Dispositivo eletrônico que permite baixar e armazenar arquivos (textos, fotos, filmes, músicas, etc). E também pode se conectar a internet e outros computadores. Proporcionar acesso a sítes e a utilização de softwares para alfabetização e letramento dos usuários. 
Equipamentos de entrada e saída (áudio/visual). Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: teclados modificados, softwares especiais, que permitem o uso de pessoas com deficiência.

Softwares

Programas de computadores, criados para facilitar o desenvolvimento tanto da criança como do adolescente ,objetivando a alfabetização e o letramento. Fazendo como que essas crianças e esses adolescentes ampliem seus

conhecimentos. 
Ampliar as possibilidades de alfabetização e letramento, proporcionando ao usuário uma ferramenta atraente para tal função, ativando conhecimentos múltiplos de sistema, alfabetização em campos ainda desconhecidos aos alunos.
Podem ser utilizados softwares especiais adaptados as necessidades especiais dos usuários, buscando auxiliar os conteúdos passados em sala de aula.
Jogos

Fazer com que esse aluno através de jogos aprendam informações novas de uma forma interessante e divertidada. 
Buscar uma nova forma de aprendizado através de coisas que são do interesse da criança e do adolescente.
Forma divertida de buscar o aluno ao interesse e acessibilidade as informações passadas em sala.

Vídeos Multimídia 
Multimídia na educação, o aluno pode estudar através de uma sequência de temas que podem ser vistos em qualquer ordem expandindo seus conhecimentos, ampliando o entendimento técnológico. 
Fazer com que o aluno através de um clique busque informações sobre o que foi passado tanto em sala de aula como na ONG.
Equipamento usa tanto a visão como a audição , auxiliando no acesso, também permitindo o uso de pessoas com deficiênciaRecur

Recursos de Acessibilidade ao Computador
Auxiliar pessoas com deficiência usar os computadores em aula, fazendo com que eles possam ter o mesmo desenvolvimento que os outros. 
Fazer com que não haja desigualdade no uso fazendo com que todos tenham acesso ao conteúdo passado.
Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso, teclados modificados ,

alternativos, acionadores, softwares especias (de reconhecimento de voz), permitindo acesso a todos.
Passo 2

Contribuições do projeto para formação dos participantes da ONG Esperança


Construir um texto expondo e relacionando as contribuições e os benefícios que o projeto “Esperança com tecnologias para a Educação” trará para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

*O texto elaborado deve ser apresentado em no mínimo 5 mil e no máximo 10 mil caracteres, com espaço.
(apagar o parágrafo de orientação)



Os benefícios que o projeto traz para a formação das crianças e adolescentes e o de haver uma inserção maior na sociedade trazendo a ele uma nova forma de aprender com as novas tecnologias, que hoje fazem parte de nosso cotidiano, buscando melhorar o ambiente escolar, fazendo com que ele tenha mais interesse na escola e ampliando seus horizontes, através de uma autonomia maior busque informações novas, criando hábitos de pesquisa e auxiliando cada vez mais no contexto escolar.
O mais importante é aprender como aprender, como construir e refinar novos significados.
Em termos mais técnicos Perkins (1992) delineia cinco elementos que podem fazer parte do ambiente informatizado de aprendizagem (bancos de informação eles são usados como depósito de informações, como livros-texto, livros de referência ou banco de dados informatizado, utensílios para processamento de símbolos são superfícies para manipulação de símbolos, como por exemplo, blocos de notas ou processadores de texto, ferramentas de construção são conjuntos de

componentes que fornecem matéria para atividades de construção como, uma linguagem de programação, bancos de fenômeno são exemplos a serem estudados e o gerenciador de tarefas, estabelece tarefas de aprendizagem, monitoram o progresso e avaliam os resultadoss ).
Perkins (1992) classifica como construtivista o ambiente de aprendizagem que ofereça ao aluno ferramentas de construção e a possibilidade de interação com a realidade, o computador é usado como ferramenta para gravar, analisar e comunicar interpretações da informação entre os participantes. Assim, o estudante montas seu próprio banco de informações e assume a responsabilidade pelo gerenciamento das tarefas de aprendizagem.
Na construção o tecnólogo educacional deve ter todo cuidado para que o desenho instrucional dos ambientes de aprendizagem atenda a todos, colocando cada vez mais informações a dispor do estudante, como; possibilidade de interatividade; possibilidades de que o computador simula aspectos da realidade; que as novas tecnologias de comunicação, acopladas com a informática, oferecem interação a distância, a possibilidade de armazenamento e organização de informações representadas, varias formas tais como, textos, vídeos, gráficos, animações e áudios, possíveis nos bancos de dados eletrônicos e sistemas multimídia.
Estamos vivendo em uma época de mudanças, novas formas de aprender, passamos a conviver com a tecnologia o tempo todo, em nossas casas, celulares, a interatividades já faz parte de nossas vidas e cabe a nós acionar isso nos alunos buscar o conhecimento através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com